Releases 24/07/2013 - 15:57

Promessas e Desafios da Medicina Personalizada para o Câncer são tema do WIN Symposium 2013


PARIS--(BUSINESS WIRE)--24 de Julho de 2013--400 delegados do mundo inteiro participaram do quinto WIN Symposium, realizado em Paris, dos dias 10 a 12 de julho. O tema principal deste ano foi "Terapia Personalizada para o Câncer: Da Inovação à Implementação". Trinta especialistas de organizações acadêmicas, farmacêuticas, de empresa de diagnósticos e de bioinformática, assim como de agências reguladoras, apresentaram e discutiram seus pontos de vista sobre a maneira como as novas tecnologias genômicas e proteômicas e as novas terapias dirigidas afetam a definição do tratamento de pacientes de câncer. Falaram também sobre os obstáculos à implementação de terapias personalizadas de câncer em testes clínicos inovadores e na prática diária.

O tumor em cada paciente é causado, normalmente, por uma combinação de genes anormais e seus produtos, abrangendo, muitas vezes, genes mutantes ou rearranjados. Com frequência, as combinações de disparadores oncogênicos entre pacientes com tumores de mesma histologia são diferentes, até no mesmo paciente em diferentes estágios. Vários palestrantes mencionaram a crescente tendência no uso de exames moleculares e biomarcadores para detectar e analisar aberrações genéticas no tecido tumoral. Alguns destes exames, que normalmente testam apenas uma anormalidade, já provaram ser úteis no prognóstico de pacientes com câncer e na identificação precoce de pacientes que serão menos suscetíveis a certos tratamentos, incluindo várias terapias dirigidas ao câncer colorretal, de mama e melanoma. É provável que aconteça mais fragmentação de tipos de tumores com esta definição de histologia ao longo de linhas genéticas/proteômicas, semelhante ao que vem acontecendo com carcinomas de pulmão de células não pequenas. As perspectivas são de que sejam descobertas mais aberrações genéticas "tratáveis" do que as exploradas no momento.

Esta disponibilidade de um número cada vez maior de causas-alvo, exames biomarcadores e moleculares validados e o surgimento do sequenciamento total de genomas como nova ferramenta, aumentam a complexidade do diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer, como ressaltou o Dr Richard L. Schilsky, Presidente do Conselho Consultivo Científico do WIN Consortium, em suas considerações finais. Com a implementação, em testes e prática diária, de um número cada vez maior de exames diagnósticos complexos, uma quantidade enorme de informações tem de ser processada, para ajudar os pacientes e seus médicos na tomada de decisões. Por isso, várias empresas e organizações de bioinformática entraram na área do câncer para trabalhar com as questões de bioinformática na oncologia.

Webcasts do WIN Symposium disponíveis no site www.winsymposium.org

Vídeos no http://ecancer.org/conference/videos/328-win-symposium-2013.php

O próximo WIN Symposium está programado para acontecer em Paris, nos dias 23 e 24 de junho de 2014.

www.winconsortium.org

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

WIN:
Catherine Bresson, Phone: 33 1 42 11 4020
Diretor da Equipe Operacional:
Catherine.Bresson@winconsortium.org