Releases 11/04/2016 - 10:20

O que temos para comemorar com a saúde do brasileiro?


São Paulo, SP--(DINO - 11 abr, 2016) - Em 2008 o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde publicou um posicionamento que foi intitulado: Vinte Anos do SUS, celebrar o conquistado e repudiar o inaceitável.

O SUS é hoje uma política abrangente, inclusiva, produz milhões de ações de cuidados todos os dias no território nacional e é patrimônio do povo brasileiro. O SUS é mais que um sistema de saúde, é uma estratégia de transformação social.

Ao mesmo tempo ainda há muito para conquistarmos para que a saúde se faça completa na realidade de milhões de brasileiros, incluindo a valorização de seus profissionais.

O Brasil não pode ser reconhecido apenas como o país cujo marco legal da saúde seja um dos mais abrangentes, completo e justo do planeta, se não for possível concluí-lo na prática.

Devemos, como cidadãos, cobrar para o que SUS tenha uma fonte estável de financiamento, propor transparência e participação de todos os processos, como melhor controle dos gastos, gestão eficaz dos estoques, atualização da tabela do SUS e auditoria nos processos de licitação.

Sem isso, hoje será apenas uma data, comemorada por aqueles que ainda acreditam que saúde é a ausência da doença? mas esse conceito já foi ultrapassado a um tempo.

Os profissionais da saúde merecem respeito pelo que conseguem fazer, assim como os provedores precisam ser fiscalizados frente a desvios de conduta, seja por imperícia, imprudência ou uso inadequado das ferramentas disponíveis.

Somente com uma visão crítica, propositiva e com a participação de todos é que avançaremos em prol de uma saúde sustentável!


Propostas

A Rede Sustentabilidade, através do Setorial de Saúde, propõe estudos aprofundados sobre estratégias para atendimento à saúde, e na busca pelos cinco pilares da Saúde Pública Sustentável, defendidos no 2o. Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade.

Atualmente o grupo formado por profissionais da área da saúde, filiados e não filiados do partido de Marina Silva se reúnem de forma digital, inclusive com a presença da ex-Senadora, a vereadora Heloisa Helena, que enfermeira, já prepara evento para Saúde no Agreste. Ações como #doadoresemrede que recomendam aos filiados efetuarem doação de sangue periodicamente e especialmente próximos a feriados prolongados e datas comemorativas como Reveillon, Carnaval e Páscoa.

A proposta atualmente trabalhada é a de construir material instrucional a todos os pré-candidatos e aos elos municipais (nome dado aos diretórios, pelo partido) para serem utilizados no pleito de 2016.

Setorial de Saúde da Rede Sustentabilidade é composto por profissionais da área da saúde, os interessados em participar devem entrar em contato através do e-mail: comunica@saudeemrede.eco.br ou através do facebook - https://www.facebook.com/Setorial-de-Sa%C3%BAde-da-Rede-Sustentabilidade-1717381571877051/?fref=ts