São Paulo --(
DINO - 07 abr, 2020) -
Com o isolamento social provocado pelo Coronavírus, muitas empresas estão buscando soluções para continuar suas atividades.
Uma delas é o armazenamento de arquivos em nuvem. Isso é particularmente vantajoso uma vez que muitos funcionários estão trabalhando pelo sistema de home office.
“Dessa forma eles podem continuar produzindo, compartilhando e acessando seus arquivos de forma segura”, diz Roberto Gonçalves, diretor executivo na
eBOX DIGITAL, empresa especializada na área.
Roberto explica que desde que começou a pandemia, a empresa observou um aumento de 30% na procura por este tipo de serviço.
“Outra vantagem de usar o armazenamento em nuvem, é que os colaboradores não precisam acessar os arquivos físicos das empresas, o que reduz os deslocamentos e o contato físico entre eles”, completa o diretor.
Mas o que é armazenamento em nuvem?
Atualmente, o armazenamento em nuvem tem sido a melhor escolha para as empresas, pois guarda e protege os documentos de maneira prática e eficaz.
Essa é uma ferramenta que permite que os colaboradores guardem todos os documentos e dados da empresa em um servidor online, dispensando o armazenamento local.
Então, além de salvar os arquivos no seu computador, notebook, celular, HD e tablet, por exemplo, é possível guardar tudo nesse ambiente digital.
Para acessar, editar, compartilhar ou excluir os arquivos, é preciso ter somente uma conexão com a internet.
Assim em qualquer local que esteja e a qualquer hora do dia, é possível acessar todos os documentos facilmente. Por exemplo: se uma pessoa estiver em uma reunião externa e se esqueceu de levar um relatório, basta entrar nesse ambiente para obter todas as informações.
Quais são os benefícios de usá-lo?
Além de ajudar os colaboradores durante o home office, o armazenamento em nuvem traz diversas vantagens para as empresas e para o uso pessoal. Confira, abaixo, os principais benefícios que ele oferece:
- Facilidade para acessar e compartilhar os arquivos;
- Mobilidade e dinamismo;
- Redução de custos;
- Segurança de dados;
- Escalabilidade de negócios;
- Não necessita de instalação.
Quais são os fatores que devem ser considerados na escolha do melhor fornecedor?
O mercado oferece diversas opções de soluções para as empresas. Por isso, é preciso estar bem orientado para escolher qual atende corretamente às expectativas e necessidades.
Como para qualquer outra aquisição, primeiro é preciso avaliar o que realmente será necessário, pois os fornecedores têm diversos tipos de pacotes.
É preciso saber se haverá necessidade somente de um espaço para armazenar os arquivos ou se é importante ter também uma ferramenta de edição e compartilhamento.
Nível de segurança
Todos os dados importantes da empresa serão confiados a terceiros. Então, é preciso que a empresa seja segura.
É preciso saber se ela tem um bom firewall, sistema de antivírus, autenticações detalhadas para cada login e senha, chaves criptografadas, entre outros. Conhecer a credibilidade que ela tem no mercado ajuda a certificar tudo isso!
Atualizações
Como qualquer outro sistema, é necessário que a empresa tenha atualizações constantemente para aprimorar as funcionalidades e garantir a segurança dos dados.
Por isso, o fornecedor deve se preocupar em modernizar o seu sistema e se aceita sugestão de melhoria. Os serviços devem acompanhar o cenário tecnológico, contar com sistemas integrados e sempre inovar!
Suporte
Por último, assegurar como é o suporte do fornecedor é muito importante, pois as dúvidas, erros e instabilidades só acontecem com o tempo.
É preciso verificar como eles gerenciam crises, quais são as soluções oferecidas, o histórico de atendimento, entre outros. Não se deve negligenciar essa etapa, pois ela pode prejudicar a produtividade dos colaboradores no futuro.
Como destacado anteriormente, contar com uma empresa especializada em armazenamento em nuvem ajuda a diminuir custos e preocupações com os documentos guardados. Essa solução é importante para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho.
Para mais informações sobre armazenamento em nuvem,
basta entrar em contato com a eBox Digital, empresa especialista em gestão e proteção de documentos digitais e físicos.
Fonte: Roberto Gonçalves, Diretor Executivo na
eBOX DIGITAL, Gestão e Proteção da Informação S.A.
eBox Digital
A
eBox Digital é uma empresa que realiza a guarda e gestão de documentos digitais e físicos com alta tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas.
Website:
https://eboxdigital.com.br/