Releases 03/08/2016 - 11:43

As lições do Nexus 2016 para a área de atendimento


(DINO - 03 ago, 2016) - Não há área mais importante para uma organização do que a voltada para o relacionamento com os clientes. Uma decisão errada, por exemplo, pode comprometer a reputação da marca, ao passo que uma medida positiva pode reverter uma crise em oportunidade. É, também, a principal visão que o público costuma ter das empresas: segundo o levantamento da Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, 44% dos consumidores brasileiros apontam a gentileza no atendimento em diferentes canais como a principal prática de uma companhia associada ao respeito.

Para debater sobre um tema tão importante, 500 profissionais estiveram presentes na segunda edição do Nexus, realizado em julho de 2016 e formatado em um modelo totalmente diferente. Com base no tripé conteúdo compartilhado, ambiente propício para relacionamentos e inovação, o evento levantou questões importantes para serem pensadas pelas empresas. Confira as três lições mais importantes:

1 ? A qualidade do atendimento ainda não acompanha a evolução tecnológica

É inegável que a evolução tecnológica proporcionou uma verdadeira revolução para a área de atendimento. Atualmente as empresas têm uma série de soluções que oferece desempenho, relatórios customizados e integração entre os mais diversos canais. Contudo, apesar desse reconhecimento e de todos os esforços, o relacionamento das empresas com os clientes segue ruim e necessita de uma reformulação para conseguir atender o perfil omnichannel do consumidor.

2 ? Existe uma comunidade dedicada a resolver os problemas de atendimento no Brasil

O lado positivo é que, durante o Nexus 2016, ganhou destaque uma comunidade dedicada a resolver essas questões e, de fato, transformar essa situação. São profissionais e empresas que entenderam os benefícios de se manter um relacionamento mais humanizado com o público e, assim, novas soluções começam a se desenhar apesar de terem muito trabalho pela frente.

3 ? É preciso empoderar as pessoas envolvidas no atendimento

Por mais que a tecnologia e os processos sejam importantes, é necessário reconhecer e valorizar quem realmente faz o relacionamento acontecer: as pessoas envolvidas, principalmente as equipes de atendimento e suporte que estão na linha de frente das operações. É primordial educar o mercado a empoderar os atendentes, pois eles fazem parte da estratégia da organização.

*Albert Deweik é CEO da NeoAssist, empresa especializada em soluções de atendimento omnichannel