São Paulo, SP--(
DINO - 31 jul, 2018) -
Se você se interessa por artesanato, já deve ter ouvido falar sobre a técnica de patchwork. Além de agradar muita gente, é uma excelente terapia ocupacional que proporciona tranquilidade, cuidado e bem-estar.
Considerada uma modalidade do artesanato bem antiga, o
patchwork utiliza várias técnicas no manuseio de retalhos de tecidos com padrões, cores e estampas diferentes.
Quer saber mais sobre esse tipo de costura? Confira algumas dicas bem práticas de patchwork para iniciantes que separamos para você!
Como surgiu o patchwork?
O patchwork é uma técnica que envolve a união de retalhos variados, compondo diversas misturas de cores, formatos e design. Mas da onde surgiu essa técnica? Historicamente, o ser humano sempre exerceu a atividade de tecer. Os primeiros acolchoados surgiram no século XVI, sob o reinado de Henrique VIII, tornando-se um item valioso entre os ingleses.
Foi na metade do século XVII que essa técnica desembarcou na América, principalmente nos EUA e no Canadá, no interior da bagagem dos colonizadores.
Com a chegada da máquina de costura em 1846, o patchwork começou a ser produzido tanto à máquina quanto à mão. Logo após a segunda guerra mundial, quando diversas mulheres foram trabalhar em indústrias e comércio, houve um esquecimento do patchwork que só voltou na década de 70.
Patchwork para iniciantes
Quando se fala em patchwork, a peça mais conhecida é, sem dúvidas, a colcha de retalhos. Fora essa, existem outras inúmeras peças que você pode aprender e fazer, tais como: almofadas, roupas em geral, camisetas customizadas, capas para sofá, mantas para sofá e berço, jogos de banheiro, tapetes para casa, todo tipo de acessório para cozinha, puffs, bonecos e entre outros.
Para quem está iniciando no mundo do patchwork, a dica é procurar por bons cursos que te ajudem a aprimorar suas técnicas.
Para começar os trabalhos, é necessário conhecer algumas ferramentas e utensílios que serão utilizados. Confira algum deles logo abaixo:
- Base de corte;
- Cortador circular;
- Régua de medida;
- Agulhas Singer 2019;
- Alfinetes;
- Lápis 6B;
- Tesoura;
- Ferro de passar;
- Máquina de costura Singer;
- Tecidos;
- Linhas e mantas.
Máquina de costura para patchwork
Para fazer um bom trabalho em patchwork, é essencial escolher a máquina de costura ideal. É possível encontrar diversos modelos e marcas; mas no meio de tanta variedade, é extremamente difícil saber quais são as que oferecem os melhores recursos para o artesanato, não é mesmo? As necessidades de uma máquina variam de acordo com a experiência de cada costureira. O ideal é começar com um modelo simples e prático e, conforme a necessidade surgir, basta adaptar a máquina ou trocá-la por um modelo mais sofisticado.
A maioria das
máquinas de costura para patchwork tem uma grande variedade de pontos decorativos. Por isso, procure começar com projetos simples, usando cores neutras na composição, formas geométricas básicas e sem muitos recortes.
Gostou das nossas dicas sobre patchwork? Não deixe de conferir a melhor seleção de
máquinas de costura Singer!
Website:
https://loja.singer.com.br/