Releases 23/08/2018 - 13:31

Vinhos do Alentejo tem o Brasil como um dos principais mercados


São Paulo - SP--(DINO - 23 ago, 2018) - A região do Alentejo foi descrita pelo The New York Times como um dos destinos inevitáveis para turistas que buscam beleza e cultura. A menos de cem quilômetros de Lisboa, o Alentejo forma a maior região de Portugal, contando com lindas planícies verdejantes e praias exuberantes.

Além de tudo isso, é um lugar de rica gastronomia que é coroada por seus vinhos, que estão entre os melhores do mundo. As terras do Alentejo têm sido apelidadas de "celeiro de Portugal", por suas boas condições de solo e clima que favorecem o cultivo de vários tipos de grãos. Entretanto, é o cultivo de seus vinhedos que confere excelência à produção agrícola da região.

Os vinhos produzidos na região do Alentejo têm recebido reconhecimento internacional por meio de prêmios de importante expressão e pela crescente participação nas exportações portuguesas, superando 20% de todo o volume exportado pelo país.

Brasil: mercado dos vinhos do Alentejo

Uma parte expressiva dos vinhos exportados pelas vinícolas do Alentejo é direcionada ao Brasil. Apenas no ano passado, o mercado brasileiro recebeu mais de 3,5 milhões de litros produzidos no Alentejo, um volume de negócios na ordem de 11 milhões de euros, representando cerca de 18% de toda a produção das vinícolas alentejanas, elevando, assim, o Brasil à condição de seu maior mercado importador.

Além do Brasil, os vinhos da região do Alentejo são consumidos em milhões de litros anuais pelos mercados da Angola, Estados Unidos, Suíça e China. Estes cinco países são responsáveis pela importação de praticamente 60% de toda a produção vinicultora do Alentejo.

Outro ponto de grande relevância é o fato de o mercado brasileiro apresentar uma excelente oportunidade para os grandes produtores de vinhos, visto que, a cada ano, entre os brasileiros, vêm crescendo o consumo de vinhos finos de forma consistente.

Segundo a IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), mesmo havendo uma predominância de 65% dos vinhos nacionais no mercado brasileiro, o resultado de 2017 representou um crescimento de aproximadamente 40% no consumo de vinhos importados. Ademais, o resultado do primeiro trimestre de 2018 já representou quase 10% de incremento sobre o volume de importados sobre o mesmo período do ano passado, perfazendo uma perspectiva bastante promissora para o restante deste ano.

Os vinhos portugueses

A produção de vinhos nas regiões dedicadas de Portugal está entre as mais tradicionais e modernas vinícolas do mundo, cultivando inúmeras uvas viníferas apreciadas do mundo, além de produzir mais de 270 tipos de uvas autóctones, típicas das suas ricas regiões viticultoras. O resultado é a rica produção dos mais variados vinhos finos em suas categorias: brancos, tintos, rosés, espumantes, verdes e fortificados.

A alta qualidade dos vinhos portugueses tem agradado aos diversos paladares nos mais importantes mercados consumidores internacionais. Se desejar comprar vinhos online, navegue pelo site da Eno Gourmet Premium. Lá você pode encontrar os melhores vinhos de premiadas vinícolas portuguesas, basta escolher os rótulos de sua preferência e recebê-los no conforto de seu lar.


Website: https://www.enogourmetpremium.com/