Belo Horizonte, Minas Gerais--(
DINO - 23 ago, 2018) - Parcerias firmadas pela Faculdade IPEMED de Ciências Médicas com a rede municipal de saúde de São Paulo e com o Grupo Hospital Casa do Rio de Janeiro devem garantir a atuação de mais de cem médicos pós-graduandos, em nove especialidades, a partir deste segundo semestre de 2018. Em São Paulo, a parceria já foi publicada no Diário Oficial do Município e aguarda assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), iniciativa inédita com a Secretaria Municipal de Saúde que irá garantir atendimento gratuito em Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurologia, Psiquiatra e Reumatologia. A parceria passa a ampliar a proposta de ensino-aprendizagem para médicos pós-graduandos. No Grupo Hospital Casa do Rio de Janeiro, o contrato que acaba de ser assinado prevê atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Emergência e CTI nas mesmas especialidades, além da Alergologia.
Edição 2018 do estudo Demografia Médica no Brasil - elaborado por pesquisadores dos Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP; Conselho Regional de Medicina de São Paulo; e Conselho Federal de Medicina - aponta que, "do total de 451.777 registros de médicos em atividade no país, 62,5% têm um ou mais títulos de especialista, enquanto 37,5% não têm título algum. São 282.298 especialistas e 169.479 generalistas. A razão é de 1,67 especialista para cada generalista". Neste contexto, a proposta das parcerias é ampliar o atendimento nas especialidades médicas. O Diretor de Educação Médica da Faculdade Ipemed, Dr. Iure Kalinine Ferraz de Souza, adianta que "as parcerias irão aprimorar a qualidade do atendimento médico à população".
Implementado em agosto de 2015, o COAPES busca fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para garantir que a Rede SUS receba profissionais ainda mais preparados para o atendimento, a imersão hospitalar dos médicos pós-graduandos da Faculdade IPEMED via COAPES é feita no último ano do curso. Médicos com diploma de pós-graduação de outras instituições reconhecidas pelo MEC também podem aderir ao programa da Instituição. Um dos beneficiados pela iniciativa é o Hospital Municipal de Campo Limpo, na regional Sul de São Paulo, que atende cerca de 32 mil pessoas por mês.
A parceria com o Grupo Hospital Casa, de cooperação prático-teórica, irá ampliar o atendimento qualificado em sete hospitais do grupo. As atividades supervisionadas preveem atendimentos de segunda-feira a sábado, em dois turnos. "Temos aqui toda a expertise para capacitar os médicos pós-graduandos nas áreas práticas de emergência, clínica médica e CTI, com os melhores equipamentos e mão de obra especifica e bem formada nas respectivas especialidades", reforça a diretora do Centro de Estudos do Grupo Hospital Casa, neurologista Dra. Andréia Rotmeister.
Para o diretor acadêmico da IPEMED, Dr. Iure Kalinine, "a imersão em cenários práticos de aprendizagem, tanto nas unidades de Saúde do SUS quanto no Grupo Hospital Casa, traz clareza para o profissional sobre a especialidade em que ele deseja atuar, além de ajudá-lo a se preparar para a prova de título de especialista, já que reúne aulas práticas e teóricas na área de interesse".
A proposta é que, ao longo do Programa, os médicos pós-graduandos sejam avaliados e monitorados pelos preceptores da Faculdade IPEMED que atuarão junto aos alunos nas unidades de saúde contempladas, conforme as respectivas especialidades, mensurando o total de pacientes atendidos e, possibilitando o desenvolvimento de novos tratamentos.
Website:
https://www.ipemed.com.br/