Releases 08/12/2016 - 16:33

Compras, atividade física e ficar além do horário no trabalho são as alternativas dos trabalhadores para fugir do trânsito


são Paulo--(DINO - 08 dez, 2016) - Dados da Pesquisa Mobilidade Alelo, realizada pela Alelo, empresa líder no setor de benefícios e cartões pré-pagos, em parceria com o IBOPE CONECTA, mostram que 64% dos trabalhadores brasileiros ficam no escritório o dia inteiro, 24% a maior parte do tempo no escritório e às vezes saem para reuniões e trabalhos externos, 6% trabalham na rua o dia inteiro e 6% atuam na rua e às vezes vão ao local de trabalho.

E entre as alternativas para fugir do trânsito na hora de voltar para casa, 21% das pessoas aproveitam para fazer compras, 18% praticam atividade física, 18% permanecem além do horário no trabalho, 12% frequentam algum tipo de curso, 10% buscam outras alternativas e 44% optam por enfrentar o trânsito.

Já com relação à flexibilidade de horário para fugir do trânsito, 68% dos brasileiros afirmam que essa não é uma alternativa permitida nas empresas onde trabalham, e desse total, 78% dos trabalhadores são do ramo da indústria. Outro dado bastante relevante é que 68% dos entrevistados dizem que as empresas não estimulam o uso do transporte alternativo, mas para aquelas que incentivam outros meios para ir e vir do trabalho, o levantamento mostrou que, como opção, as empresas oferecem fretado, estimulam caronas entre os colaboradores, implantam bicicletários e instalam chuveiros.

Em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram até 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Já a distância percorrida, em média, são 16 quilômetros.

O objetivo do estudo é entender os hábitos de utilização de transporte dos trabalhadores brasileiros para ir e voltar do trabalho, entender o perfil dos usuários de transporte público e privado, quanto gastam e o que fazem nesse trajeto. "Fizemos parte da vida de mais de 8 milhões de trabalhadores que usam nossos cartões, desde alimentação, refeição, até o vale-transporte, vale-combustível e despesas corporativas. Por isso, acreditamos que as informações captadas na pesquisa trazem subsídios às empresas e conhecimento para toda sociedade", complementa André Turquetto, diretor de Marketing e Produtos da Alelo.

Essa é a primeira edição da Pesquisa Mobilidade Alelo. Nos últimos anos, a empresa tem investido em estudos para compreender ainda mais o dia a dia do trabalhador brasileiro como as duas edições da Pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro e a Pesquisa para saber sobre as preferências para o Natal.

Sobre a pesquisa
A pesquisa Mobilidade Alelo foi realizada pelo CONECTA, por meio de entrevistas online, com 2.450 pessoas, sendo 48% homens e 52% mulheres, todas economicamente ativas, com uma idade média de 36 anos (intervalo observado: de 18 a 60 anos) e residentes em 9 capitais ? São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília e Goiânia. Desse grupo, 65% trabalham em regime CLT e 35% são autônomos ou possuem outra forma de remuneração. O ramo de atividade se divide em: 41% serviço, 19% comércio, 10% indústria, 30% outros (agronegócio, órgãos públicos etc.). 67% dos entrevistados têm renda individual na faixa de R$ 881,00 a R$ 4.400,00. 49% recebem vale-transporte.

Sobre a Alelo
A Alelo é uma companhia brasileira, líder de mercado, com portfólio de soluções simples e completas, que vão de cartões-benefício a cartões pré-pagos e gestão de despesas corporativas para empresas de todos os portes em todo o país. Com mais de treze anos de história, a Alelo foi apontada em 2013 como a empresa líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano, lançou o Programa Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros. A Alelo conta ainda com a confiança de milhares de empresas-clientes e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal Alimentação, Alelo Cultura, Alelo Auto, Alelo Vale-Transporte, Alelo Flex Car, cartão para viagens internacionais MoneyCard VisaTravel Money e cartões Alelo Pré-pagos.

Mais sobre a Alelo:
www.alelo.com.br
www.facebook.com/AleloBrasil
www.twitter.com/alelobrasil
www.linkedin.com/company/Alelo-Brasil

Contatos à imprensa Alelo
Fernanda Triches ? fernanda.triches@agenciaideal.com.br ? (11) 4873 7908 / (11) 94168 7782
Fernanda Vigna ? fernanda.vigna@agenciaideal.com.br ? (11) 4875 7925
Cecília Amaral ? cecilia.amaral@agenciaideal.com.br ? (11) 4875 7923