São Paulo--(
DINO - 31 out, 2016) - Sexologia é a ciência que estuda o comportamento sexual humano. Abrange não apenas o ato sexual em si, mas toda a sexualidade dentre os padrões de comportamentos em uma sociedade, religião ou grupo e as influências sobre o sujeito.
A startup Vittude (
www.vittude.com), especializada em psicologia, convidou a psicóloga e sexóloga Cláudia Renzi para responder algumas perguntas.
Quando procurar um sexólogo?
Apesar da identificação apenas com a palavra sexo, o prazer é algo que abrange a vida como um todo. Uma pessoa sem prazer em sua vida afetiva, pode apresentar sentimentos de insatisfação e inadequação em seu cotidiano.
Quais são as principais queixas de disfunções sexuais femininas e masculinas?
Entre as disfunções femininas estão:
Anorgasmia: a mulher não consegue chegar ao orgasmo nem na masturbação nem com o parceiro.
Dispareunia: dor no genital durante o ato sexual.
Vaginismo: contração involuntária dos músculos vaginais impedindo ou dificultando a penetração.
Desejo Sexual Hipoativo: falta de desejo completa ou diminuição de realizar atividade sexual.
Entre as disfunções masculinas estão:
Desejo Sexual Hipoativo: falta de desejo completa ou diminuição de realizar atividade sexual.
Dispareunia: dor durante no genital durante o ato sexual.
Disfunção Erétil: incapacidade de manter o pênis rígido até o final da atividade sexual.
Anorgasmia: quando o homem é incapaz de atingir o orgasmo.
Quem procurar?
O mais comum é que os profissionais que tratem disfunções sejam da área da medicina ou psicologia, pois essas duas profissões possuem conhecimento para tratar doenças físicas e psíquicas.
Como são as sessões?
O profissional faz uma primeira entrevista onde é levantada a queixa inicial para poder desenvolver uma linha de tratamento. Cada profissional se utiliza de uma ferramenta de acordo com a queixa e o paciente.
Quanto tempo dura o tratamento?
Como toda terapia, não existe um prazo fechado de sessões. O tratamento segue de acordo com o desenvolvimento das expectativas e dos objetivos. Mas a cada sessão é pontuado as modificações e a evolução. Assim, o paciente tem visão do caminhar do processo sendo uma figura ativa juntamente com o terapeuta.
Onde encontrar um sexólogo?
Atualmente existem cursos de sexualidade humana e qualquer pessoa pode fazer. Entretanto um dos pontos a se pensar é se o profissional realmente atua com foco na resolução do problema dentro de clínica. Peça contato de pacientes do profissional e tire suas dúvidas. No site da Vittude (
www.vittude.com) o paciente também consegue verificar o perfil do profissional, sua formação especializações, bem como as avaliações de outros pacientes.
Website:
https://www.vittude.com