Juiz de Fora, MG--(
DINO - 23 jan, 2018) - Muito se fala sobre uma nova perspectiva do profissional de publicidade, que se viu na função de administrador de um negócio, assunto constantemente debatido pela empresa iClips em seus conteúdos.
Pensando em entender melhor sobre a gestão no mercado publicitário, a
iClips, em parceria com a
MindMiners, criou o
iZoom 2018, pesquisa que resultou em um amplo levantamento de dados e análises sobre agências de diversos tipos, desde as "full service's" até as especializadas em nichos digitais. No total, 130 agências espalhadas pelo Brasil inteiro participaram.
O material, que será disponibilizado para todos os gestores e publicitários de forma gratuita, poderá ser utilizado para definir os próximos passos dessas empresas e oportunidades de melhoria em termos de gestão. Nos próximos parágrafos revelamos alguns pontos importantes da pesquisa.
Qual o atual cenário da Gestão do Mercado Publicitário?
Integração de setores, organização do fluxo de trabalho, principais dificuldades enfrentadas por gestores de agências de propaganda. Esses são alguns tópicos que serão abordados nos próximos parágrafos. Continue com a gente e boa leitura!
Como a integração de setores proporciona um workflow organizado?
Assumir riscos sem previsibilidade, trabalhar com base em achismos, confiar plenamente a administração da agência em planilhas. Sem dúvidas essas práticas não fazem parte de uma gestão eficiente, pois vão contra a uma das principais metas de uma empresa: a de gerar receita e manter a lucratividade.
De acordo com dados levantados pelo iZoom, 19,7% das agências ainda não implementaram sistemas de gestão com relatórios para cercear a melhor tomada de decisão. Mas o dado que merece mais atenção revela que 50% dessas mesmas agências enfrentam dificuldades na organização do fluxo de trabalho.
E como se sabe, um
workflow não é simplesmente delegar as tarefas e deixá-las percorrer sozinhas todo caminho até o resultado final do job. Pelo contrário, um fluxo eficaz começa lá no planejamento e na reunião de briefing e só termina quando o projeto é veiculado e os resultados são mensurados.
Nesse sentido, contar com a velha planilha pode ser um tiro no pé quando se busca agilidade e confiabilidade para tomar decisões rápidas e embasadas.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos respondentes detectadas pelo iZoom?
Conquistar novos clientes é uma das metas mais desafiadoras nas agências de publicidade, e a pesquisa só vem a comprovar isso: 44,7% indicam que uma das maiores dificuldades é mesmo conquistar novos clientes.
Ao contrário do que se pode pensar, a busca desenfreada por novos clientes está longe de ser sinônimo de prosperidade no negócio, mas sim de uma corrida para compensar a baixa lucratividade, resultado de uma má gestão interna das contas adquiridas.
E por falar em
gestão financeira, a rentabilidade também se mostra um desafio à parte, um total de 40,9% dos respondentes afirmam sentir dificuldades em gerar lucro de forma saudável. Isso se deve ao fato de que ainda há certa desorganização de novas contas conquistadas, ou seja, grande parte dos gestores não está preparada para lidar com uma demanda crescente.
Além dos desafios relacionados à aquisição de novos clientes e à rentabilidade, o levantamento nos mostra que a precificação também é um tema complexo e realizada de formas equivocadas: ou as agências cobram valores muito abaixo do mercado devido a pressão de clientes e da concorrência, ou se baseiam em tabelas sem fundamento.
Como se basear em dados para as tomadas de decisão?
Diante dos dados vistos até aqui, fica claro que a figura do gestor deve ir além do profissional que se limita ao gerenciamento de projetos ou mesmo à delegação de tarefas. É preciso ter firmeza para tomar decisões que vão definir o futuro da agência.
Para que isso ocorra, lançar mão de um sistema automatizado é o melhor caminho para dar segurança aos controles diários e obter informações para decisões de médio e longo prazo. Pedro Marcílio, Vice-Presidente de Planejamento e Inovação da Mídia 13, destaca que essa questão é fundamental para se ter a operação da agência "sob controle".
Mesmo para pequenas agências esse procedimento é válido. "A impossibilidade de se contratar um sistema que integra departamentos por falta de recursos não pode ser utilizada como desculpa para não se ter algum tipo de controle", conclui.
Mas se você quer entender um pouco mais como está a profissionalização da gestão no mercado publicitário e saber a opinião de profissionais que estão mergulhados no mercado, que tal fazer download do iZoom 2018 de forma gratuita? Clique
aqui para baixar a pesquisa completa e aproveite!
Website:
http://www.iclips.com.br/