São Paulo, SP--(
DINO - 25 set, 2017) - O mercado de TI cresce vertiginosamente. É cada vez maior o número de startups e empresas que atuam nesse segmento e, consequentemente, necessitam de profissionais qualificados para ocuparem inúmeros postos de trabalhos. O desenvolvimento do setor, no entanto, esbarra exatamente neste ponto, ou seja, na seleção de quem preencherá os cargos.
Por ser muito específico e exigir uma série de habilidades que podem variar de pessoa para pessoa, o segmento de TI não permite a seleção de profissionais apenas analisando o seu currículo ou com uma entrevista. É necessário aplicar testes, geralmente feitos online, para avaliar como um desenvolvedor se comporta em situações específicas e avaliar sua criatividade.
Atualmente, há bons testes online para verificar a capacidade técnica dos profissionais. Um deles é o Hunter, um sistema desenvolvido pela One Choice Consulting
http://www.onechoice.com.br, consultoria de TI. "Essa ferramenta de recrutamento e seleção de profissionais de TI é uma das mais seguras do mercado, pois conduz uma análise técnica precisa do candidato e é à prova de fraudes", explica Gabriel Silva, CEO da One Choice Consulting, que utiliza esse recurso como um dos recursos de análise para aprovar ou não um candidato.
A consultoria de TI, única do mercado a validar tecnicamente os profissionais para seus clientes, permite que a ferramenta seja utilizada pelos candidatos e clientes para interagirem, dando mais fluidez ao processo seletivo, além da utilização de uma das melhores ferramentas de avaliação comportamental do mercado. "Depois, enviamos os links de testes aos candidatos, que têm um período específico para conclui-los", completa Mike Souza, COO da One Choice, enfatizando que testes de avaliação de personalidade também ajudam a encontrar o candidato ideal.
Outra maneira de avaliar um profissional de TI, além dos testes técnicos online, é propor desafios de programação, que testam sua capacidade de codificação e sua forma de resolver problemas. Disponíveis online, esses testes costumam durar alguns minutos e já permitem identificar um programador experiente e com conhecimento de um menos capacitado.
Por último, eventos de live coding são uma terceira forma de ver as habilidades de um profissional de TI, englobando métodos de resolução de problemas, capacidade de colaboração e trabalho em equipe. Com duração de 15 minutos a uma hora, no máximo, esses testes podem ser feitos a distância com compartilhamento de tela. "O importante é estabelecer uma maneira segura e confiável de avaliar esse profissional para que não haja problemas depois da contratação", completa o COO da One Choice Consulting.
Atualmente, grande parte dos processos de contratação de profissionais de TI sofre com a baixa qualidade das ferramentas de avaliação e, por isso, apostar em um recurso confiável e preciso é fundamental para acelerar o processo de seleção e minimizar riscos de más contratações. "Garantimos que nosso candidato é bom porque temos as melhores ferramentas de avaliação", completa Gabriel, que destaca a possibilidade de contratar um profissional de TI em até um dia por meio da plataforma de avaliação e interação da One Choice Consulting.
Website:
http://www.onechoice.com.br