São Paulo, SP--(
DINO - 21 mai, 2020) -
Até quando vai durar a COVID-19? As pequenas empresas vão sobreviver? Tudo voltará como antes? Estas e muitas outras perguntas são feitas diariamente por muitos empreendedores brasileiros e até do mundo todo.
Neste exato momento ninguém ainda tem uma reposta concreta. Estamos todos no mesmo barco lutando contra o mesmo inimigo sem saber exatamente como o mundo será nas próximas semanas, meses e até mesmo anos. Mas uma coisa é certa: já não somos mais os mesmos e possivelmente não viveremos e agiremos exatamente como antes. O momento agora é de adaptação, transformação e reestruturação.
Para muitas pequenas empresas, dentre diversas mudanças e desafios, o que tem ganhado bastante destaque em tempos de isolamento social é a venda com entrega em domicílio ou mais conhecido como delivery. Isso tem sido inclusive a única forma de sobrevivência para muitos pequenos estabelecimentos, como é o caso da pizzaria Casarão da Pizza, na cidade de Lorena, São Paulo.
“Através do delivery consegui me manter diante da crise e inclusive tive um aumento significativo de 70% nas vendas com entrega em domicílio”, disse o proprietário Luiz Fernando Reis.
As plataformas de delivery como o iFood tem ajudado bastante na popularização desse tipo de venda. E para dar conta do aumento, o proprietário da pizzaria contou com um sistema que fez toda a automatização do processo desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente.
“A implantação do sistema ficou por conta da empresa Datacaixa que fez a integração completa com o iFood, possibilitando assim uma maior agilidade no recebimento e controle dos pedidos da pizzaria. Antes de automatizar meu negócio, os erros eram frequentes e havia muita desorganização com o controle todo feito apenas no papel”, conta o empresário.
Agora com o novo sistema, os clientes da pizzaria fazem o pedido no aplicativo iFood e com apenas um clique este pedido é aceito e lançado direto no sistema do comerciante.
“A impressão do pedido é feita direto na cozinha e o cupom fiscal é emitido logo em seguida, tudo de forma integrada, rápida e sem erros. Com isso, consigo atender vários clientes ao mesmo tempo principalmente no horário de pico. A melhor parte é que o cliente é informado de cada etapa do processo automaticamente através do seu aplicativo. Se o pedido foi para a cozinha, se o motoboy saiu, enfim, tudo o cliente acompanha em tempo real”, explica Reis.
Para dar conta da demanda por sistemas integrados com o iFood, o sócio da empresa Datacaixa Tecnologia, Marcos Roberto da Silva, deixou de lado alguns projetos e deu ênfase na integração entre o sistema e o aplicativo de pedidos e delivery.
“Em tempo recorde conseguimos fazer a integração. Sabemos que as novas tecnologias vão ajudar o pequeno empresário a contornar a crise e, consequentemente, vão ajudar a movimentar a economia local enquanto as pessoas ficam seguras em casa colaborando com o distanciamento social”.
O momento agora é de estar atento às possibilidades que o momento apresenta, cada um em seu segmento.
O sócio e contador da empresa R1 Contábil, Rogério D’ Água, conta que sua empresa já nasceu de forma a prestar serviços de contabilidade online para pequenos e médios estabelecimentos, mas que agora mais do que facilidade, isto se tornou uma necessidade para os donos dos empreendimentos.
“As reuniões com nossos clientes são feitas por ferramentas de videoconferência como Skype, Zoom, WhatsApp e outros. O nosso atendimento também é feito online. Todos os nossos serviços contábeis são feitos através de plataformas digitais sem a necessidade do empreendedor sair de casa. A empresa já nasceu com este foco e isto veio pra ficar, considerando que muitos serviços estão se tornando online”.
O contador ainda faz um alerta às empresas de pequeno porte para que se mantenham firmes em meio à crise.
“A primeira coisa é conversar com seu sócio, com sua equipe e também com sua família para explicar a atual situação para eles. Veja também com sua contabilidade se sua empresa tem direito a algum benefício do governo e, caso tenha, aproveite isso para manter seu negócio e principalmente os empregos. E mesmo pós-pandemia, as coisas não voltarão a ser exatamente como antes. Então no caso, a adaptação às novas tecnologias é necessária para se manter agora e no futuro”.
Sem dúvida nenhuma esta pandemia sem precedentes terá um fim e os comerciantes vão poder retomar os negócios. Porém, para chegarem neste ponto eles terão de se reinventar e apostar em novas formas de fazer negócio.
Website:
https://datacaixa.com.br