Rio de Janeiro--(
DINO - 04 nov, 2016) - Com o objetivo de apresentar o livro Meninas para todo o Brasil, Ziraldo realiza tour de lançamento, visitando diversas cidades do Brasil, como: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Pirenopólis e Fortaleza. Nos encontros, os fãs do "Menino Maluquinho" poderão ficar mais perto do autor, receber autógrafos, além de registrar o momento com fotos. A próxima parada será no Rio de Janeiro (RJ), no dia 5 de novembro, a partir das 16h, na Livraria Travessa, no Shopping Leblon. O primeiro evento ocorreu no dia 27 de outubro, em Belo Horizonte.
Na obra, Ziraldo aborda a fase mágica da infância das garotas, que vai dos 7 aos 11 anos. "Nessa fase, meninos e meninas são os dois seres mais fantásticos do mundo, porque são fascinantes", conta Ziraldo. Essa fascinação já apareceu em toda sua exuberância no livro O Menino Maluquinho, o maior fenômeno editorial do autor, que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares desde seu lançamento em 1980. Agora, ele acredita que repetirá o mesmo êxito com Meninas, sua mais nova criação, lançado pela Editora Melhoramentos
É o segundo livro do autor que mergulha no universo das meninas e, segundo ele, nasceu da mesma fonte do primeiro, Menina das Estrelas, lançado em 2007. Tudo começou com a provocação de uma pequena leitora, em uma seção de autógrafos em Vitória (ES). A menina perguntou por que em seus livros, Ziraldo só falava de meninos... "Respondi que era porque menina eu não sei como é que vive, não sei como é que sofre. De menino eu entendo muito mais", conta o autor.
Mesmo com a explicação, a garota pediu que ele escrevesse um livro sobre meninas. E Ziraldo obedeceu. Começou lendo o que podia sobre meninas. Nessas leituras, em que procurava mergulhar na alma de uma menina de 7 a 8 anos, não faltou o clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. "Nessa história, Carroll descreve o que chamamos de "o eterno feminino", a vocação do feminino", explica.
Terminado Menina das Estrelas, ele achou que o clássico poderia render outro livro. "Pensei em fazer a história de Alice provando que a menina e a mulher são os únicos seres que ocupam o mesmo corpo, ao mesmo tempo. Porque, em minha história, ela cresce, mas segue sendo aquela mesma menina", conta ele. Nesse novo livro tenta explicar a menina, focando quatro anos da infância, ou, como diz, "quatro verões". Para isso, Ziraldo mergulhou fundo na obra de Carroll, visitando a coleção de mais de cem edições diferentes de Alice no País das Maravilhas, nos mais diversos idiomas, que uma de suas netas, também chamada Alice, possui.
Para auxiliá-lo no projeto, o autor convidou o ilustrador, chargista e músico Renato Aroeira. Na publicação, a missão de Renato foi a de colorir os desenhos de Ziraldo. Em forma de poema, o livro acompanha a transformação da menina em menina-moça. Como sempre, a obra apresenta casamento perfeito entre texto e ilustrações. Nesse último quesito, aliás, vale destacar uma surpresa: em um dos desenhos, a menina assume a caricatura da atriz Tatá Werneck.
Ficha técnica:
Autor: Ziraldo
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Número de páginas: 48
ISBN: 978-85-06-08058-0
Serviço:
Rio de Janeiro
Local: Livraria Travessa, Shopping Leblon.
Data: 5 de novembro
Horário: 16h
Pirenopólis
Local: FLIPIRI ? 8ª Festa Literária de Pirenópolis ? (Livraria da Flipiri)
Data: 19 de novembro
Horário: A partir das 17h,
Fortaleza
Local: Livraria Saraiva, Shopping Iguatemi Fortaleza.
Data: 21 de novembro
Horário: 18h30