Releases 04/05/2017 - 06:43

Você está matando a sua bateria... e não sabe!!!


São Paulo--(DINO - 25 abr, 2017) - A nova geração de baterias

A maior parte dos eletrônicos modernos saem de fábrica equipados com uma bateria de lítio-ion, um tipo de bateria que é capaz de armazenar duas ou três vezes mais carga que uma bateria de níquel, como as que eram utilizada antigamente. Além disso, elas são mais leves e compactas que as anteriores. Sua descoberta e evolução é um dos principais fatores para que tenha havido uma rápida evolução na autonomia de bateria dos eletrônicos modernos.

O temível efeito memória

Quem viveu a ascensão dos eletrônicos portáteis, como notebooks, celulares e smartphones, por exemplo, irá se lembrar do temível "efeito memória", uma consequência, diziam os fabricantes, do mal uso da bateria, que acabava "viciada" caso não fosse apropriadamente carregada. O vício, no caso, seria a perda de sua capacidade de segurar carga. Uma bateria que está sempre ligada a tomada, no caso, se acostumaria com a entrada de energia constante e deixaria de segurar carga, perdendo autonomia.

Lítio x níquel

As baterias de lítio-ion, por sua vez, acabaram com o problema do efeito memória a medida que seu funcionamento é diferente das baterias de níquel. A bateria de lítio não tem a capacidade de memorizar o padrão de carregamento, com a carga e a descarga ocorrendo pelo movimento das partículas internas. Dessa forma, seu envelhecimento se dá por meio da realização de um determinado número de ciclos. Celulares da Apple, por exemplo, vêm programados para aguentar cerca de 1000 ciclos completos de carga/descarga antes de enfraquecerem e conseguirem armazenar apenas 80% de sua capacidade de carga original.

O que é um ciclo de carga

Conforme já mencionado, a bateria do seu celular está programada para funcionar de uma forma cíclica, "perdendo" um pouquinho de força cada vez que um novo ciclo de carga se completa. Mas o que, exatamente, é um ciclo de carga? Bom, um ciclo de carga se dá quando a bateria do seu celular gasta o equivalente a 100% de uma carga completa, algo que pode ocorrer ao longo de 1 ou de vários dias. Se, por exemplo, no domingo você usar 75% da carga de sua bateria, carrega-lo até 100% a noite e na segunda-feira utilizar mais 25% da carga, pronto, um ciclo terá sido completado.

O maior vilão? Calor!

Se o efeito memória não é mais o grande vilão das baterias modernas, qual é? Bom, estudos tem mostrado que o grande vilão das baterias de lítio é o calor. Expor o aparelho a temperaturas muito elevadas faz com que seu desempenho caia significativamente. Temperaturas extremas, aliás, são capazes até mesmo de fazer com que algumas baterias estufem e até explodam, como foi o caso de alguns celulares da Samsung, que tinham um pequeno defeito no hardware e no software que permitia que o aparelho superaquecesse.

Pode carregar sempre?

Esse é um tema frequente de debate entre aqueles que querem cuidar bem de sua bateria. Muitos dizem que não existe problema algum em carregar o celular sempre e outros dizem que essa é a pior coisa que você pode fazer. Mas e o que diz a ciência? As baterias de lítio até podem ser mantidas na tomada diretamente, desde que se use cabos e carregadores originais para fazê-lo. Os cabos originais são necessários para que quando a bateria chegue a 100% de sua carga seja interrompido parte do fluxo de energia , fazendo com que chegue a energia necessária apenas para manter a bateria cheia, algo que não prejudica a vida útil da mesma e ainda ajuda a não gastar um novo ciclo de sua vida.

Qual o melhor, afinal?

Bom, os últimos estudos apontam que o ideal para baterias de lítio é manter a carga entre 20% e 90%, independente de quantas vezes você carregue seu celular ao longo do dia. Deixar sua bateria ir até o 0% para depois carregá-la até 100%, no entanto, não é uma boa ideia, haja vista que isso força em demasia o seu funcionamento, fazendo com que a bateria aqueça e com isso enfraqueça a longo prazo.

Pode usar enquanto carrega?

Isso depende do carregador que você está usando. Se for um carregador de qualidade, como aqueles que vem com o aparelho, por exemplo, sim, você pode usar o celular enquanto ele carrega. Se, por outro lado, for um carregador genérico, sem procedência, é melhor evitar, sendo perigoso a ocorrência de um curto circuito ou mesmo de um superaquecimento que acabe em explosão.
Website: http://www.sevencarebr.com