Curitiba, PR--(
DINO - 02 set, 2015) - Em 2010 o escritório Küster Machado Advogados Associados iniciou um processo de profissionalização da gestão que, entre outros resultados, reduziu em 20% os custos operacionais e tem garantido a manutenção da carteira, incrementado o volume de serviços prestados e ampliado o número de clientes.
A fórmula? As equipes passaram a olhar o escritório como uma empresa e os advogados estão aprendendo a trabalhar como gestores do negócio. Após tentativas, erros e acertos, o modelo atual procura captar ideias, desenvolver projetos e integrar equipes, com autonomia de gestão.
O processo
Nada aconteceu do dia para a noite. Há três anos, a conquista da ISO acelerou o processo e, em 2013, a criação da unidade de gestão de projetos foi decisiva para que a empreitada ganhasse corpo.
O gestor de projetos do escritório, Filipe Küster de Lara conta que o escritório tinha algumas iniciativas na área de gestão, porém, elas eram isoladas e acabavam não trazendo o resultado esperado, pois não estavam atentas à microgestão.
"Começamos com um foco específico: eliminar retrabalho e reduzir o desperdício", lembra. Entre as iniciativas escolhidas, o escritório implementou o 5-s para uma gestão enxuta e fazendo mapeamento de valor trouxe elementos de gestão inteligente. "Perde-se muito dinheiro com desperdício. Somos um escritório com quase 200 pessoas. É uma grande estrutura. Então passamos a observar os fluxos como oportunidades de negócios ao reduzir seus custos", explica.
Integração
Küster de Lara conta que todas as iniciativas acabaram promovendo a integração entre as diversas propostas e entre as equipes. E, com mais autonomia, as pessoas se tonaram mais sensíveis aos processos de otimização interna, pois sentiam-se comprometidas.
O escritório optou pelo Balanced Scorecard (BSC), metodologia de gestão e medição de resultados da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Hoje, o escritório conta com sete grandes projetos que vão desde a prospecção de novos clientes até o mapeamento do desempenho com os clientes da carteira.
Economia
O projeto Raio-X, por exemplo, avalia todas as despesas do escritório, do volume de papel à utilização dos recursos naturais, como a água. "Este ano já tivemos uma redução de 20% nos custos operacionais graças ao projeto", comemora. Em tempos de crise, nada pode ser mais interessante do que a combinação da tríade: manutenção dos clientes, incremento de receita e racionalização das despesas.
PAEx
Desde o início de 2015, todos os gestores estão envolvidos no programa Parceiros para a Excelência ? PAEx, da Fundação Dom Cabral. O programa de imersão de um ano, com foco na melhoria de resultados e aumento de competitividade., por meio do intercâmbio de experiências, que integra mais de 600 empresas do Brasil, Paraguai, Portugal, México e Estados Unidos, fecha um importante ciclo do Küster Machado que potencializou áreas importantes nas quais o escritório consolidou sua vocação como o Direito Tributário, Societário e Internacional.
Sobre o Küster Machado:
Fundado em 1989, o Küster Machado (
www.kustermachado.adv.br) atua nas áreas cível, tributária, societária, empresarial, bancária, securitária, internacional, marítima, trabalhista e previdenciária. Com sede em Curitiba, Londrina, São Paulo, Florianópolis e Blumenau, tem uma equipe direcionada na entrega de soluções jurídicas e extrajurídicas com excelência. Tem representantes na Suécia e na Alemanha e participa de câmaras de comércio e organismos internacionais. Desde 2012 tem a certificação ISO 9001:2008.