São Paulo--(
DINO - 22 ago, 2016) - Com tanta informação disponível online os riscos de problemas de reputação online aumentaram drasticamente. As informações existentes são fruto de diversas possibilidades, e muito delas inimagináveis a algum tempo atrás.
Não só a mídia tradicional e seus diversos formatos geram exposição aos indivíduos. No formato digital, temos que entender que todo "tweet", "post", "publish", "send", fotos compartilhadas, em redes sociais, blogs e aplicativos de troca de mensagens são informações relevantes. Há centenas de eventos que podem levar a reputação online de uma pessoa ou empresa para a berlinda.
Para uma pessoa, a reputação digital pode começar muito cedo hoje em dia. A grande maioria das crianças e adolescentes começam a publicar em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, WhatsApp, e tantas outras que desconhecemos, bastando alguns amigos frequentarem, para se tornar popular em poucos dias.
O OFFLINE se torna ONLINE
Fotos, fofocas e outros acontecimentos podem essencialmente não ter origem online, mas rapidamente se tornam online com o compartilhamento caótico da rede. As publicações de "prints" de mensagens e fotos trocadas são rápidas e muitas vezes feitas por emoções. O sentimento de vingança e a má fé movem muitos desses casos.
Mas obviamente os problemas de reputação não só são frutos de emoções e acasos. Os fatos e matérias jornalísticas publicadas na mídia principal também podem abalar muito a reputação.
Os sites de busca rastreiam e indexam os resultados dessas noticiais e as tornam ainda mais populares.
Resultado das Buscas
O resultado negativo nos mecanismos de busca em decorrência de uma mídia negativa pode ocasionar um mal-estar incrível a vida de uma pessoa. Antes de muitas atividades, seja da mera reunião de negócios contratação de um novo colaborador, ou até de um encontro pessoal, somos "investigados". O resultado negativo dessa investigação pode cercear as chances de um bom emprego, um bom negócio ou até mesmo um relacionamento pessoal.
Existe saída?
Sim, existem saídas. Muitas vezes existem saídas judiciais, onde a pessoa que se sente ofendida pede para o ofensor retirar as informações desagradáveis do ar. Mas existem fatos que não cabem esse tipo de abordagem, para isso existem processos e métodos que são capazes de compreender e mitigar esse tipo de situação.
Não só mitigando o que já aconteceu, como blindando e construindo uma reputação online controlada. Não é uma tarefa rápida, mas tem que ter consistência. Pautada em um plano conciso.
O espaço virtual é muitas vezes um muro branco, com espaço para pichações. Para aqueles que precisam e valorizam sua imagem é necessário a ocupar esse espaço.
A REPON, uma nova vertical da NESS Processos e Tecnologia, deverá responder por essa demanda. Associados a profissionais de jornalismo e marketing essa empresa terá como desafio a reindexação de imagens de empresas e pessoas físicas. A reindexação da imagem tem diversas etapas, criação das bases indexadas, otimização das buscas, controle de imagens, publicação de artigos, mitigação de posts negativos e reconstrução da base de mídias sócias
Website:
http://ricardoesper.com.br/2016/08/problemas-de-reputacao-online/