Releases 24/10/2016 - 10:07

Para contornar a crise, saídas para bares e restaurantes foram cortadas do orçamento de 35,4% das pessoas


(DINO - 24 out, 2016) - O Brasil vive atualmente em um ambiente conturbado economicamente e por conta disso, é comum que as pessoas estabeleçam prioridades de consumo com o intuito de conseguir manter o orçamento familiar saudável.

Mas, mesmo diante da crise, os brasileiros mantiveram como prioridade os gastos com beleza. Conforme um levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), apesar do orçamento mais apertado, o brasileiro não abriu mão de diminuir as compras com produtos e serviços relacionados à beleza e estética, porém preferiu atenuar os realizados com atividades de lazer.

Motivado pela dificuldade financeira do momento, os consumidores informaram que as saídas para bares e restaurantes (35,4%) e as viagens (30,9%) são os itens que mais foram cortados. Diferentemente dos cortes realizados com academia, cosméticos e tratamentos em clínicas de estética, porque esses itens ocupam as últimas posições do ranking.

Apesar de ter sofrido no ano passado sua primeira queda em 23 anos, o mercado de beleza ainda é um dos segmentos mais fortes da economia brasileira, segundo aponta a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Fato é que o setor não está na pior, ele apenas se adaptou diante do novo cenário econômico do país.

Apontado ainda como o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, o Brasil está atrás apenas da China e dos Estados Unidos e a expectativa é que o setor volte a apresentar faturamento ainda em 2016 e as taxas serão cada vez maiores até pelo menos 2020.

A queda do faturamento, segundo o presidente da Associação das Indústrias, foi motivada por diversos motivos como: alta do dólar, aumento de impostos, a insegurança provocada pela crise e até a falta de água.

"Os banhos estão mais curtos por necessidade, as pessoas estão pondo timer para tomar banho, porque, para controlar a água, para controlar conta de energia; então você não fica debaixo d'água parado. Você sempre fica ou passando um sabonete ou lavando cabelo, tudo isso ficou mais curto, tudo isso é consumo menor", afirma João Carlos Basílio.

As mulheres, de fato, são as que abrem mão de diversas passeios, mas não abrem mão de manter o tratamento nos fios de cabelo, na pele e no corpo, por isso o sabonete líquido é o grande aliado delas nos cuidados pessoais para o corpo e para a pele, porque o Sabonete Líquido Fiorucci é ideal para hidratar, proteger e regenerar a pele, pois é um produto fabricado com extratos naturais que agem para limpar todo o corpo sem agredir a pele e o resultado é uma sensação de frescor e maciez.

Engana-se quem pensa que apenas as mulheres pensam e cuidam do corpo, do cabelo e da pele. Atualmente, os homens também têm investido e muito nesses produtos e a cada dia que passa eles têm rompido com os preconceitos que diziam que cuidar da beleza apenas é coisa de mulher, pois há homens que não saem de casa sem uma fragrância envolvente e apaixonante, como é o caso do perfume Mr. Grey e de diversas outras colônias que agradam grande faixa do público masculino.