Releases 21/10/2016 - 17:56

Eventos corporativos abrem caminho para conquistar novos clientes, afirma especialista


São Paulo--(DINO - 21 out, 2016) - A indústria de eventos corporativos no Brasil cresce aproximadamente 14% ao ano. Os dados são da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc), que também revelou que o País conta com mais de 60 mil empresas que atuam diretamente nesse mercado; 94% delas são micro ou pequenas. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo lideram o percentual de encontros corporativos do Brasil (95%), e a capital paulista já contabilizou o maior número de eventos.

Esse segmento representa uma participação nos números do Produto Interno Bruto (PIB) do País. O Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostra que mais de 23% dos turistas que procuram o Brasil o fazem por motivos de negócios. Apesar de esse segmento ser importante para as empresas, está enfrentando momentos desafiadores, porque a economia do Brasil passa por situações desanimadoras. Algumas empresas já reduziram seus investimentos em eventos, porém outras aumentaram como forma de estimular mais negócios.

A diretora executiva de assuntos corporativos da NTC & Logística, Elisete Balarini, que trabalha há mais de 15 anos nesse ramo, diz que as empresas não podem parar. "Hoje, os eventos corporativos não é somente para o participante fazer relacionamento. É uma oportunidade de venda. Na beira de uma piscina, em um resort, por exemplo, o empresário pode se aproximar de um cliente, que ele jamais teria acesso se não estivesse participando de determinado evento corporativo", comenta Elisete. "É um caminho aberto para conquistar novos clientes."

Na NTC e Logística ? entidade que defende os interesses do transporte no Brasil ? onde Elisete trabalha atualmente, ela tem as maiores empresas de transportes ativamente participando. "Logo, eu consigo fazer esse público interagir com os fornecedores", diz ela.

Analisando o retorno que o segmento de eventos corporativos gera para as empresas e, inclusive, para a economia do Brasil, Elisete se especializou nesse setor, fazendo eventos para atender às necessidades do empresário do transporte de cargas, pois ela acredita que "a infraestrutura do Brasil não ajuda os empresários". Elisete organiza através da entidade seminários itinerantes que falam sobre custo de transportes e fretes, dentre outras informações, de Norte a Sul do País. "Eu consigo viabilizar para os fornecedores e possíveis patrocinadores oportunidades de negócios para eles. Então, no ramo de transportes de carga, as empresas montadoras de caminhão, implementos rodoviários, pneus, rastreamento de cargas, seguradoras, precisam conversar com o setor de transportes", explica.

Os objetivos comuns dos eventos corporativos, sejam eles realizados por meio de feiras, congressos, seminários, treinamentos, etc, é fortalecer o trabalho, melhorar os produtos ou serviços, estimular negócios e gerar comunicação e interação entre empresários. Cada vez mais, esses eventos têm estimação estratégica e dão visibilidade às empresas. A tecnologia para esses eventos é uma aliada importante e tem crescido de forma gradativa. Dados de uma pesquisa realizada pelo Event Manager Blog comprovam que 94% dos profissionais de eventos estão buscando investir em tecnologia para aumento do engajamento.

Para conhecer mais sobre o trabalho que a executiva em assuntos corporativos realiza, acesse seu perfil na rede social LinkedIn: ebalarini ou entre em contato com a NTC & Logística.

Website: http://www.portalntc.org.br