Passa Quatro--(
DINO - 27 jun, 2018) -
A gastronomia tem atraído um grande número de turistas a festivais regionais em todo o Brasil, mostra a Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo. E a gastronomia é o principal elemento associado a Minas Gerais por 29% dos visitantes, segundo a Secretaria de Estado de Turismo. O setor é de extrema relevância para o Estado, tanto que a participação das indústrias de Alimentos e Bebidas no Produto Interno Bruto (PIB) mineiro chega a 20%.
A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha aumenta o fluxo turístico. Exemplo disso é o “Passa Quatro Gastronomia 2018”, o evento mais esperado por turistas e visitantes da região. Na última edição, cerca de 5 mil pessoas circularam pelo festival em um só dia, segundo a comissão organizadora, que estima a circulação de mais de 20 mil pessoas durante os 10 dias do evento, neste ano. O festival reúne e impulsiona o setor de Alimentos e Bebidas local.
Além da força da gastronomia para impulsionar o turismo, é preciso lembrar que cozinhar remete ao ato de preparar alimentos agregando história, cultura, qualidade de vida e agricultura. O curador do festival, Rafa Bocaina (chef de cozinha e produtor rural), explica que o evento agora fomenta o uso de ingredientes típicos e o resgate de tradições familiares no preparo dos pratos. Por esse motivo, os estabelecimentos receberam consultoria especializada para elaborar pratos com ingredientes produzidos na região, criações caipiras locais, hortifrúti frescos e orgânicos e receitas tradicionais passaquatrenses.
Nomes conceituados no cenário gastronômico regional, nacional e internacional estarão no festival, entre eles: Ivan Achcar (Inst. de Negócios da Gastronomia-SP), Flávio Trombino (Restaurante Xapuri, referência da Culinária Mineira), Eduardo Girão (jornalista especializado em gastronomia), Mariana Gontijo (Armazém Roça Grande), Vitor Rabelo, Vitor Pompeu e Ricardo Barbosa (professores do Senac-Campos do Jordão), Lis Cereja (Enoteca Saint VinSaint), Evelyn Landim (O Despertar do Gigante), Patrick de Assumpção (Projeto Feira Viva), Paula Carvalho (Viver Integral) e outros, além de cervejeiro da Lamas Brew Shop. Conheça os pratos:
Categoria Bares e Restaurantes
Arrumadim Minero: o Rancho Pé de Pano apresenta um prato caipira, com costelinha, couve, torresmo e polenta, seguindo seu estilo de servir pratos da culinária mineira.
Bonnaburguer: especializada em cervejas especiais e artesanais, com mais de 80 rótulos, a Cervejaria Napoleão apresenta o Bonnaburguer, um hambúrguer gourmet que harmoniza com a cerveja artesanal da casa, a IPAssaquatro.
Cachepô de kibe frito com coalhada seca e geleias artesanais: a Esfiha.com apresenta o kibe frito no formato do cachepô, remetendo à cultura dos franceses que influenciaram a culinária passaquatrense. A pitada da cultura rural mineira está na coalhada seca e nas geleias produzidas em Passa Quatro.
Caldo de pinto mineiro: de uma famosa receita da dona Nair do Roque, culinarista passaquatrense, vem a divertida sugestão de prato do restaurante Irmãs Silva.
Cordeiro ao molho de vinho tinto: o cordeiro utilizado no prato é criado em Passa Quatro. A receita especial do A Estação, o Cordeiro ao Molho de Vinho Tinto, acompanhado de purê de mandioquinha, garante requinte com sabor paradoxalmente suave e intenso.
Empada de Pinhão com Carne Seca: o pinhão é um ingrediente que se tornou típico da Serra da Mantiqueira e, nessa empada, ganha realce no sabor com o ketchup de goiabada. O charme à parte fica no preparo artesanal do prato, uma vez que o dono do Empadas La Motta proporciona uma boa prosa e leva os clientes a um passeio pela história do município.
Hot Roll Porão: o Sushi Porão apresenta um prato oriental com toque mineiro, o Hot Roll Porão com requeijão mineiro, mantendo o estilo de carregar a tradição dos imigrantes japoneses que fazem parte da história de Passa Quatro.
Leitão à pururuca: o restaurante Ponto Quatro apresenta um prato tipicamente mineiro, ideal para quem ama carne suína.
Parmeggiana à Mineira: o destaque do prato fica com o lombo suíno, que vem acompanhado de arroz de linguiça e mandioca na manteiga produzida na Serra da Mantiqueira. O prato é preparado com ingredientes de qualidade, uma marca peculiar do estabelecimento.
Pizza 3 queijos mineiros: para compor o prato concorrente, o Seis e Meia Gourmet apostou nos queijos Sul de Minas: requeijão, parmesão e muçarela.
Truta em tirinhas: criada nas terras altas e frias da Serra da Mantiqueira, a Truta é considerada um peixe típico da região. O segredo da receita do Recanto do Charlô é o tempero caseiro da tia Bárbara.
Categoria Empórios, Cafés e Docerias
Bombocado de fubá com calda de goiaba: tirado do caderno de receitas da Vó Maria, crescida à beira de um fogão a lenha, o Bombocado do Grão da Serra Café leva fubá de Moinho de Pedra. O açúcar dá um toque caramelizado junto com o leite de coco e o leite fresco. O bombocado é um bolo macio, cremoso e com um toque de queijo parmesão, acompanhado por uma calda de goiaba colhidas da mesma goiabeira desde a época da Vovó.
Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta: trata-se de um brigadeiro gourmet feito com Queijo d'Alagoa envolvendo uma Trufa de Chocolate Belga Branco, recheada de Goiabada cremosa. O prato mantém o diferencial Brigadeiro à Bessa de servir brigadeiros gourmet artesanais.
Empada de Queijo com Alho-poró: a receita é um resgate da antiga Fazenda Tabuão, repassada pelas mulheres de três gerações. Na releitura da receita foram agregados ingredientes frescos produzidos no Kaporanga, como alho-poró sem agrotóxicos, ovos de galinhas caipiras, leite gordo da ordenha do dia e queijo fresco da Serra da Mantiqueira. A massa leve é feita com manteiga do próprio estabelecimento.
Fondue de gorgonzola no pão italiano: o prato da Chris Café & Cia é servido no pão italiano crocante, basta lascar o pão e molhar no creme. O prato carrega a tradição das famílias italianas de Passa Quatro, que exercem influência na culinária local.
Torta trufada: a torta trufada combina bolo de chocolate, creme de trufa e doce de leite (produzido em Passa Quatro) coberta com chocolate derretido especial da A Casa do Chocolate. A receita foi elaborada pela dona Maria Clara, matriarca da família.
Website:
https://www.facebook.com/SeturPassaQuatroMG/