Releases 02/05/2018 - 18:40

App traz sucesso a quem apostou em cupons de desconto na era digital


São Paulo, SP--(DINO - 02 mai, 2018) -
Nem todas as apostas e previsões para a era digital acabaram se concretizando da forma como o mercado esperava. Os livros digitais, por exemplo, são apenas 6,89% do mercado trade no Brasil, segundo o Global eBook. Ou seja, de acordo com os dados coletados em 2016, 6,89% das unidades comercializadas pelas editoras eram e-books. Um número ainda muito baixo para quem acreditava que os tablets substituiriam amplamente as versões tradicionais. Porém, há segmentos em que a versão impressa não vem deixando saudades. É o caso dos cupons de desconto. E quem apostou neles vem colhendo ótimos frutos.

Foi em 1998, quando viajou para fazer o High School nos EUA, que Gabriel Xavier, hoje com 36 anos, descobriu o mundo dos cupons de desconto (só em 2013, 92% dos americanos usaram cupons de desconto segundo o HuffPost). Quando voltou ao Brasil para cursar a universidade, decidiu trazer aquele benefício para sua cidade, Porto Alegre. De lá pra cá, tem se dedicado a este segmento e pretende investir R$ 10 milhões nos próximos três anos para expandir o Mobo, cujo aplicativo de cupons de desconto para restaurantes já foi baixado por mais de um milhão de pessoas no Sul e Sudeste do Brasil.

“Quando morava na região de São Francisco na Califórnia, achava fantástica a cultura de utilizar cupons de desconto para fazer compras em lojas e supermercados. Nunca tinha visto aquilo e me apaixonei pela ideia. Voltei pra cá e resolvei criar um site de cupons para impressão, o Descontos POA, que logo atraiu grandes redes de fast food e cinemas”, lembra o empreendedor.

Gabriel escolheu cursar Administração de Empresas na PUC-RS e continuou a desenvolver o site. Em um ano, já eram mais de 10 mil pessoas acessando o Descontos POA e imprimindo os cupons de desconto em cinemas, baladas, restaurantes e serviços com foco no público jovem.

“Foi difícil o começo, pois os estabelecimentos não entendiam muito bem a proposta e eram avessos a inovar. Por outro lado, havia alguns usuários que reclamavam que o custo para imprimir um cupom poderia ser mais caro que o benefício que ele dava. Isto porque tínhamos uma parceria com uma grande rede de fast food, onde quem comprasse um combo apresentando o cupom do site, ganhava grátis uma casquinha de sorvete. Mas continuava a acreditar naquilo que eu tinha visto funcionar tão bem nos EUA e resolvi repaginar o negócio com um produto mais palpável e prático pra época: um cartão físico de descontos”, conta Gabriel. Nascia assim o “Easy Card”, que tinha parcerias com as principais universidades, colégios e escolas de idiomas em Porto Alegre e que contava com uma rede formada por mais de 300 estabelecimentos parceiros que ofereciam descontos para cerca de 50 mil jovens que possuíam o cartão.

Dez anos se passaram, Gabriel havia feito pós-graduação em Finanças e Marketing de Serviços pela ESPM-RS e a paixão pelos cupons de desconto só aumentava. Com a popularização da internet móvel, foi natural a evolução para um aplicativo. Então, em 2010, o Mobo começou a ser desenvolvido seguindo o mesmo conceito, com a diferença de que agora os cupons não precisavam ser impressos, apenas apresentados no estabelecimento na tela do celular.

O aplicativo é utilizado amplamente em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, com foco em restaurantes selecionados - veja alguns deles em blog.mobo.com.br - com cupons exclusivos que dão de 20 a 30% de desconto. Em 2018, a empresa pretende expandir sua atuação para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Por dia, o app tem mais de 60 mil acessos únicos e 500 estabelecimentos disponíveis para os usuários.

“Gosto de trabalhar com cupons de desconto pela possibilidade de ajudar duas pontas: o consumidor, que economiza dinheiro e o estabelecimento que vende mais. Costumo brincar com os empresários dizendo que o cupom é o pão quente da padaria, ou seja, é com ele que você atrairá de forma mais fácil os clientes para o seu negócio. De tudo que aprendi no mundo das startups e que deixo de aprendizado é que o empreendedor deve persistir acima de tudo, ter confiança nos seus ideais e se reciclar a todo momento”, finaliza Gabriel.



Website: http://mobo.com.br