Ribeirão Preto - SP--(
DINO - 16 mar, 2016) - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Saraiva - Concurso Literário "Mario Sergio Cortella" da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O concurso foi oficialmente lançado no dia 7 de março, após a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anunciar uma nova fase de atuação com planos e ações, visando solidificar a leitura como processo de educação e formação das pessoas. O evento foi realizado na sede da Fundação.
Durante o lançamento, a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, e a Curadora do Prêmio, Rosa Maria de Britto Cosenza, apresentaram em primeira mão o regulamento oficial, os temas definidos para cada categoria e explicaram o funcionamento do concurso. Estiveram presentes escritores, educadores, professores, representantes de instituições parceiras, a diretoria da fundação e o público em geral.
Poderão participar do prêmio desde estudantes de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto matriculados no ensino fundamental até 10 anos - na Categoria Estudantil/Modalidade Desenho Infantil, além de alunos entre 10 e 17 anos ? também para a mesma cidade e adultos a partir de 18 anos, neste caso de todo o Brasil. O concurso foi dividido em categorias de acordo com o estilo literário escolhido: Categoria Estudantil Infantil ? Modalidade Desenho, Categoria Estudantil ? Modalidade Poema, Categoria Estudantil ? Modalidade Conto. Na categoria Adulto poderão ser inscritos poemas, crônicas, contos e ensaios.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto trabalha na divulgação do concurso literário para mais de 100 mil alunos das redes municipais, estaduais e particulares da cidade. A expectativa é que o número de participantes cresça de forma a incentivar o hábito de ler e escrever entre esse público. Já na categoria adulto a abrangência é nacional. O objetivo é estimular e atrair a participação de novos escritores.
Neste ano, o concurso vai contar com o apoio de grandes parceiros como a Livraria Saraiva, responsável por assinar o prêmio e fornecerá parte da premiação; a Evolua Educação, que, através da Eurodata, vai ceder nove cursos profissionalizantes de sua grade como prêmio para a categoria estudantil, e o Criar Redação, que vai oferecer duas bolsas de estudos para os estudantes premiados. Segundo Adriana Silva, o papel dos parceiros será essencial para que a fundação cumpra seu propósito de abrir novas portas e caminhos para educação brasileira.
"A Saraiva é baseada em cultura. Assim como este prêmio de literatura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Por isso, nossa parcela de apoio a esse projeto é levar literatura e cultura ao alcance de mais jovens, seguindo assim a filosofia da empresa", diz Lívia Martins, gerente das lojas Saraiva de Ribeirão Preto.
A entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria será realizada no dia 12 de junho de 2016, às 11h, em local ainda a ser divulgado durante a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
O regulamento pode ser acessado no site da fundação:
http://www.fundacaodolivroeleiturarp.comFundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Neste ano, a feira acontece de 12 a 19 de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.
Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) é o 2º vice presidente, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.
Website:
http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com