São Paulo--(
DINO - 16 mai, 2016) - Um momento de celebração e reconhecimento, que contou com a presença de executivos de grandes empresas do cenário nacional, professores de entidades renomadas e do Kaizen Institute Brasil. Para emprestar maior prestígio ainda ao evento, o professor Masaaki Imai, considerado o Pai do Kaizen, também veio ao Brasil, especialmente para a entrega do prêmio.
Valorizar o compromisso com a melhoria contínua e a gestão voltada para a excelência são os principais objetivos do Prêmio Kaizen Lean, em todas as edições e em todos os países em que é realizado.
Nesta primeira edição promovida no Brasil, 49 projetos de 30 grandes empresas, dos mais variados setores, foram inscritos e a qualidade técnica, a busca por resultados sustentados e o envolvimento de todos os níveis da empresa são pontos comuns em todos. "Foi gratificante constatar o quanto a indústria do país está empenhada em melhorar sua performance e focada em 'não esperar acontecer', mas assumir as rédeas das mudanças que precisam e desejam", avaliou Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Brasil.
As empresas WEG, Siemens (Manaus) e Ingersoll-Rand foram as três vencedoras nas principais categorias que ancoram a premiação. Além delas, Daniel Mirabile, CEO da NEC do Brasil foi reconhecido como "Embaixador Kaizen" e o Grand Hyatt Hotel foi o merecedor do Prêmio Especial.
As três Categorias e seus finalistas
Categoria - "EXCELE?NCIA NA PRODUTIVIDADE"
Os TOP 3: Pirelli| Weg | Whirpool
Vencedor: WEG
Categoria - "EXCELE?NCIA NA QUALIDADE"-
Os TOP 3: Alcoa | Brasil-Kirin | Siemens (Manaus)
Vencedor: Siemens (Manaus)
Categoria - "EXCELE?NCIA NO SISTEMA DE MELHORIA CONTÍNUA
Os TOP 3: AAM | Ingersoll-Rand| ZEN
Vencedor: Ingersoll-Rand
Assim como nos outros países em que o Prêmio Kaizen Lean é realizado - Espanha, Portugal, Alemanha e Japão -, outras duas premiações integram a celebração final -
- o prêmio Embaixador Kaizen, que reconhece o executivo ou gestor por sua permanente promoção dos conceitos Kaizen Lean nas instituições que representa; e o Prêmio Especial, que valoriza uma organização que pratique o Kaizen Lean em setores ou fronteiras pouco exploradas pela metodologia.
Parceiros e apoiadores
Para essa primeira edição, o Prêmio Kaizen Lean contou com parcerias com o Instituto Mauá de Tecnologia, a Faculdade de Administração de Empresas da ESPM e a Fundação Vanzolini, além do apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Revista Banas Qualidade.
"Participar do Prêmio Kaizen Lean, foi muito gratificante. O prêmio apresenta muita importância e relevância para nosso país, sempre está em busca das boas práticas, melhoria contínua, eficiência e qualidade. Gostei de todos os projetos, apresentaram alta qualidade e relevância em suas análises, o que dificultou chegar em um resultado final".
Antonio Cabral, coordenador e professor de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.
"Foram avaliadas 20 empresas previamente selecionadas para o prêmio de Excelência no Sistema de Melhoria Contínua. Observamos que há a busca por melhoria contínua em muitas organizações da indústria e de serviços e que algumas adotam as ferramentas de gestão de melhoria continua e outras ainda, que de uma forma mais madura, assumem a melhoria contínua como uma filosofia e utiliza suas metodologias com uma visão sistêmica para a busca de resultados. Após uma avaliação de suficiência de atendimento aos quesitos descritos (uso de metodologia, envolvimento de operação e administração, transformação impactante, manutenção de resultados, inovação da solução, complexidade de solução, governança e uso do KCM como sistema de melhoria contínua) ficamos com um grupo de cinco empresas das quais selecionamos uma vencedora e outras duas menções honrosas".
Roberto Camanho, supervisor do laboratório de Produtividade da ESPM.
"Todo o processo foi muito bem conduzido e pudemos conhecer projetos abrangentes, que não tinham resultados pontuais apenas. A adoção de medidas efetivas, de baixo custo, alta adesão dos colaboradores e geração de resultados efetivos são as características mais marcantes nos vencedores".
Paulino Graciano Francischini, Professor no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e consultor em Lean Production na Fundação Vanzolini.
"A capacidade de alcançar maior eficiência a partir da gestão das diferentes engrenagens que formam uma organização - sejam os recursos humanos (mão de obra), uso racional de energia, tecnologia e processos fez a diferença nas empresas inscritas e, em especial e com considerado destaque, nas empresas vencedoras. Percebemos nas premiadas uma condição de sempre buscar a superação dos resultados já conquistados no passado, alcançando uma performance muito elevada no produzir com a maior qualidade, no tempo e com o custo necessário, sem desperdício".
Dario Miyake, Prof. Dr.na Escola Politécnica da USP e examinador da Fundação Vanzolini para o Prêmio Kaizen Lean ? Excelência na Produtividade.