(
DINO - 06 ago, 2015) - Nas últimas semanas, muito se falou sobre as novas regras do governo para incentivar o parto normal. Várias dúvidas surgiram e o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde deixaram claro que a decisão é sempre do casal que terá o bebê. As gestantes que, mesmo sem a indicação médica, preferem a cesariana terão que solicitar a cirurgia depois de serem informada dos riscos.
No caso da Fertilização In Vitro, a regra é a mesma. "Cabe ao médico avaliar a possibilidade de cada tipo de parto e realizar a indicação médica mais adequada, sempre em conjunto e com a anuência do casal", destaca Dr. Fabio Cabar*, médico especialista em Reprodução Humana. De acordo com ele, os partos de gestações obtidas por FIV podem ser por via normal ou cesárea, da mesma forma que as gestações espontâneas.
Dr. Fabio reitera que estas normas não devem tirar a autonomia das gestantes na escolha do seu tipo de parto, de acordo com as sus condições de saúde. "Haverá, porém, um controle mais rígido para que ocorra o pagamento dos partos pelas operadoras de saúde. O médico deverá preencher justificativas para a indicação de cesáreas, assim como um Partograma, documento que revela a evolução do trabalho de parto (dilatação do colo uterino, contrações entre outras informações)". Somente com essas informações, os planos de saúde poderão autorizar a cobertura da cirurgia para cesárea.
Segundo a nova norma, os planos de saúde também passam a ser obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal. As cirurgias de cesárea, no entanto, só poderão ser marcadas se a gestação completar 39 semanas, para reduzir os casos de bebês prematuros.
Atualmente, 84,6% das mulheres atendidas por planos de saúde têm filhos por cesárea no Brasil; na rede pública, a proporção cai para 40%. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%. Hoje, cerca de 25 milhões de mulheres usam planos de assistência médica com atendimento obstétrico no país.
*Doutor em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo e especialista em Reprodução Humana, Dr. Fabio Cabar atende na Elo Clínica de Saúde (tels.: (11) 2613-7730 | 2307-0412 | 3151-2343).
Saiba mais em
www.eloclinicadesaude.com.brwww.facebook.com/EloClinicaDeSaude Website:
http://www.eloclinicadesaude.com.br