Releases 25/10/2016 - 10:20

GSMA anuncia compromissos adicionais de operadoras da Índia para reduzir as disparidades de gênero na telefonia móvel até 2020


NOVA DÉLHI--(BUSINESS WIRE-DINO - 25 out, 2016) -
Na conferência GSMA Mobile 360 ? Índia de hoje, a GSMA anunciou mais três signatários da Iniciativa do Comprometimento de Mulheres Conectadas, centrada em reduzir o hiato de gênero nos serviços de internet móvel e dinheiro móvel. Aircel, Bharti Airtel e Vodafone se comprometeram em aumentar o número de mulheres com acesso aos serviços de internet móvel, com a promessa adicional da Vodafone em promover o crescimento da sua base de clientes do sexo feminino de dinheiro móvel. Representando mais de 100 milhões de clientes nestas áreas de serviço, as três operadoras se juntam a outros membros da GSMA com o objetivo de conectar milhões de mulheres em países de baixa e média renda até 2020.

Uma pesquisa da GSMA mostrou que existem disparidades significativas de gênero nos serviços de internet móvel e dinheiro móvel na Índia, impedindo as mulheres de colher todos os benefícios da posse e uso de um dispositivo móvel. Além disso, de acordo com os dados de 2014 da FindEx1 do Banco Mundial, as mulheres indianas têm 66% menos probabilidade de ter usado e usufruído dos serviços de dinheiro móvel nos últimos 12 meses.

"Abordar o hiato de gênero na posse de um celular é um tópico importante que os líderes empresariais e os governos irão discutir no GSMA Mobile 360 ? Índia", afirmou Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "Uma pesquisa2 da GSMA mostrou que o sul da Ásia tem a disparidade de gênero mais alta do mundo quanto à posse de um dispositivo móvel e se estima que as mulheres da Índia têm 36% menos probabilidade de possuir um celular que os homens, traduzindo-se em um número aproximado de 114 milhões menos de mulheres que usufruem dos serviços móveis. Garantir a inclusão digital e financeira para as mulheres é essencial, porque quando as mulheres prosperam, sociedades e economias prosperam."

Estes últimos compromissos de três das principais operadoras indianas estão baseados em 15 milhões de mulheres que já se beneficiam de serviços com foco no sexo feminino oferecidos pelas empresas parceiras do programa Mulheres Conectadas da GSMA. Através da Iniciativa do Comprometimento de Mulheres Conectadas, as operadoras de telefonia móvel estão trabalhando para aumentar a proporção de clientes do sexo feminino, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular o item nº 5, que se centra em alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as meninas e mulheres.

As operadoras que participam da Iniciativa do Comprometimento de Mulheres Conectadas estão implementando uma série de programas para abordar as disparidades de gênero, incluindo: aumento do número de agentes do sexo feminino; melhoria do processo de reforço de dados para maior segurança para as mulheres; e melhoria da literacia digital entre as mulheres através de programas educacionais e conteúdo interativo. Fechar esta lacuna na posse e uso do celular no mundo em desenvolvimento poderia desbloquear uma oportunidade de mercado estimado em US$ 170 bilhões para a indústria móvel no período entre 2015 e 2020.

A Iniciativa do Comprometimento de Mulheres Conectadas foi lançada em fevereiro de 2016 e já recebeu 30 compromissos por parte de 22 operadoras. Além de Aircel, Bharti Airtel e Vodafone na Índia, os outros signatários são a Dialog Axiata PLC no Sri Lanka, Digi Telecommunications Sdn Bhd (Digi) na Malásia, Indosat Ooredoo na Indonésia, Ooredoo Maldivas, Orange Mali, Ooredoo Myanmar, Robi Axiata Limited em Bangladesh, Smart Burundi, Smart Tanzânia, Smart Uganda, Tigo Chade, Tigo Gana, Tigo Ruanda, Tigo Senegal, Tigo Tanzânia, Turkcell e Zantel ? totalizando mais de 200 milhões de consumidores de internet móvel e dinheiro móvel. Saiba mais sobre a Iniciativa do Comprometimento de Mulheres Conectadas em http://gsma.com/mobilefordevelopment/the-commitment.

-FIM-

Nota aos editores

1 www.worldbank.org/en/programs/globalfindex

2 www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/connected-women/bridging-gender-gap

Sobre a GSMA

GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo e reúne cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Para a GSMA Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com ou Ayanica Sree
+91 9873058742
ASree@webershandwick.com ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE