MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=51052019&lang=pt
OSAKA, Japão--(
BUSINESS WIRE)--5 de Março de 2015--As baterias de lítio primárias da Panasonic foram montadas no explorador de asteroides Hayabusa2*, lançado em 3 de dezembro de 2014. Desta vez, foram montadas três modelos da série BR** de baterias de pilhas de lítio do tipo cilíndrico (BR-A, BR-1/2AA e BR-C) com uma extensa vida útil. Os mesmos tipos de baterias também tinham sido previamente montados no Hayabusa, que retornou à Terra em 2010. Desta vez, as baterias estão sendo utilizadas para apoiar a missão do Hayabusa2, que envolve viajar 5,24 bilhões de quilômetros para frente e para trás ao longo de mais de 6 anos, servindo como uma fonte de energia para quatro instrumentos um transmissor de sinal de farol para o recolhimento da cápsula de reentrada, que armazena amostras de partículas de um asteroide e os leva de volta à Terra, um pêndulo para a criação de uma cratera artificial (depressão) para recuperar materiais sob a superfície do asteroide, uma câmera destacável para fotografar a criação de uma cratera artificial pelo pêndulo e um instrumento de medição de dados de voo para a cápsula de reentrada após seu regresso à atmosfera.

BR series cylindrical lithium primary batteries mounted in "Hayabusa2" (Photo: Business Wire)
Sobre as baterias da Panasonic
http://industrial.panasonic.com/ww/products/batteries
O Hayabusa2 é o sucessor do Hayabusa, que explorou com sucesso o asteroide Itokawa (asteroide do tipo S) e coletou amostras de partículas. A missão do Hayabusa2 é explorar um asteroide do tipo C, que talvez contenha matéria orgânica e água, e trazer de volta amostras de partículas à Terra. Com a instalação do pêndulo para a criação de uma cratera artificial, ele também tentará coletar amostras de partículas da sub-superfície do asteroide, além de amostras obtidas a partir de sua superfície.
Com o Hayabusa, as baterias de pilhas cilíndricas de lítio da série BR da Panasonic mantiveram seu desempenho, mesmo depois do voo espacial de longa duração que abrangeu mais de sete anos desde o lançamento, e foram utilizadas para transmitir sinais de localização com o objetivo de indicar a posição de pouso da reentrada da cápsula Hayabusa, contribuindo assim para a rápida recuperação da cápsula no seu retorno à Terra em junho de 2010. As baterias de lítio primárias da série BR usam fluoreto grafite sobre o eletrodo positivo, o que confere uma vida útil longa, além de segurança, e também possuem uma ampla faixa de temperaturas de funcionamento e baixa taxa de auto descarga. Sua alta confiabilidade contribuiu para a recuperação da cápsula Hayabusa no deserto australiano, permitiu-lhes servir em um número muito maior de papéis no Hayabusa2. E elas darão uma importante contribuição para a operação da missão.
*: A missão do Hayabusa2 é explorar materiais que facilitaram a criação de planetas e os processos de crescimento envolvidos, a fim de revelar a origem e a evolução do Sistema Solar, da Terra e da própria vida. Nesta ocasião, o seu objetivo será a realização de observação da paisagem, estrutura interna, gravidade, bem como outros químicos, e trazer de volta amostras de material do asteroide 1999 JU3 (asteroide tipo C), que se acredita conter água e materiais orgânicos entre os seus constituintes minerais. O Hayabusa2 foi lançado no dia 3 de dezembro de 2014. Ele chegará ao asteroide em torno do início do verão em 2018, e sairá no final de 2019 para retornar à terra por volta do final de 2020.
**: As baterias de lítio primárias da série BR são baterias primárias que empregam fluoreto de grafite no eletrodo positivo e lítio no eletrodo negativo. Com uma elevada tensão nominal de 3V, elas se destacam em sua longa vida útil uma ampla faixa de temperaturas de funcionamento (-40°C a 85°C) e credibilidade. As baterias também servem como a principal fonte de energia para vários medidores, tais como medidores de gás livre de manutenção por 10 anos, como uma fonte de energia de backup de memória, e em equipamentos do veículo, tais como ETC e entrada sem chave.
Links
Sobre a PanasonicA Panasonic Corporation é líder mundial em desenvolvimento e engenharia de tecnologias eletrônicas e soluções para clientes residenciais, não residenciais, aplicações móveis e pessoais. Desde a sua fundação em 1918, a empresa se expandiu globalmente, e hoje opera mais de 500 empresas consolidadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,74 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2014. Empenhada na busca de novos valores através da inovação das linhas divisionais, a empresa se esforça para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para outras informações sobre a Panasonic, acesse o site da empresa, em
http://panasonic.net/.
A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.
Photos/Multimedia Gallery Available: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20150305006054/pt/
Panasonic Corporation
Global Communication Group
Public Relations Office
+81-3-3574-5729
presscontact@ml.jp.panasonic.com