São Paulo, SP--(
DINO - 07 jul, 2015) - São Paulo, julho de 2015 ? Pesquisa realizada pela Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, com mais de 2 mil profissionais de diversos segmentos como Marketing, TI, Consultoria, Educação e E-commerce de todo o Brasil, aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
Para entender como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo, foi realizado um levantamento que constatou o quanto as empresas disponibilizam do orçamento total ao marketing de conteúdo. Comparando os 69% do Brasil, ainda nota-se uma grande diferença de comportamento com as empresas dos EUA, em que 93% utilizam-se da modalidade.
"Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Com o objetivo de preencher essa lacuna, fizemos um levantamento que fosse capaz de representar os novos comportamentos dos profissionais de marketing. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo. Mergulharmos nesse universo e a partir de agora temos em mãos informações que dão uma perspectiva sobre o movimento do mercado no país", comenta Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.
Apesar da adoção abrangente, os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução. A pesquisa foi lançada em conjunto com um hotsite e um infográfico e publicada em um relatório de 53 páginas. O relatório completo pode ser baixado em contenttrends.com.br .
O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam esta estratégia. "Documentar a estratégia de marketing de conteúdo é de extrema importância. Aquelas empresas que têm o hábito de registrar toda ação são 30% mais bem-sucedidas que as que não têm esse hábito", explica Clara Borges, responsável pelo levantamento.
A pesquisa também revela que 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo. "Com os resultados, notamos que a maioria das empresas utilizam apenas sua equipe interna para criar conteúdo, porém aquelas que optaram por utilizar a produção terceirizada em conjunto com esses profissionais são 10% mais bem-sucedidas", comenta Clara.
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn. A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. "Para finalizar, observamos que apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas que as que não têm o mesmo hábito", finaliza Clara.
Sobre a Pesquisa:
Site da Pesquisa:
www.contenttrends.com.brRelatório completo com 53 páginas:
Infográfico: aguardando o infográfico final
Metododologia: A pesquisa formulada para o relatório Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 foi realizada online entre os dias 10 e 13 de Junho de 2015, com um total de 2.233 participantes. A amostragem utilizada foram participantes voluntários que concorreram a um alto-falante Beats Pill. O formulário de preenchimento da pesquisa foi enviado por email para a base de dados de mais de 100.000 profissionais brasileiros e promovido nas redes sociais: Facebook, Twitter e Linkedin.
Sobre a Rock Content
Fundada em 2013, a Rock Content é uma empresa especializada em marketing de conteúdo, focada em ajudar empresas a colocarem em prática suas estratégias de marketing digital. Tendo a e.Bricks e a Digital News Ventures como investidores, a startup tem direcionado seus esforços na ampliação da operação, aceleração do crescimento, estabelecimento de relações estratégicas e desenvolvimento de novas linhas de negócios. Com pouco menos de dois anos de operação, a Rock Content já atende mais de 500 clientes e conta com 82 funcionários em sua sede, em Belo Horizonte.
Website:
http://contenttrends.com.br