Releases 28/06/2018 - 12:12

Com crescimento de 27% em Expansão, Piticas marca presença na ABF Franchising Expo 2018


(DINO - 28 jun, 2018) - A Piticas, empresa especializada em camisetas licenciadas de cultura pop, com mais de 90 lojas inauguradas só em 2017 em todo o país, prepara uma produção especial para o stand na ABF (Associação Brasileira Franchising), que este ano acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho (4ª das 9h às 19h, 5ª e 6ª das 13h às 21h e Sábado das 11h30 às 18h30), no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme). Além do personagem Hulk em tamanho real, o stand trará a oportunidade para futuros franqueados visitarem a fábrica através de óculos de realidade virtual. "Queremos proporcionar uma experiência real aos nossos parceiros, portanto, teremos cabines temáticas de atendimento e uma loja conceito, onde mostraremos um modelo de franquia como é entregue após o fechamento de uma nova unidade", explica Felipe Rossetti, sócio fundador da empresa. Como tudo começouEm 2008, quando os irmãos Felipe e Vinicius Rossetti abriram sua primeira loja no Plaza Shopping Itu (SP), não imaginavam o que tinham em mãos e o potencial de sucesso. Ambos haviam dedicado dez anos de estudos nos Estados Unidos, e voltaram ao Brasil com R$ 6 mil no bolso e um sonho na cabeça: abrir o próprio negócio."O primeiro passo foi comprar 150 t-shirts para revendê-las. Esgotamos o material em uma semana e, com a quantia que faturamos, buscamos mais 300 peças, que também acabaram rapidamente. Reinvestir o capital foi primordial para propagação do nosso nome", afirma Felipe.Alguns anos depois, com o desenvolvimento do projeto, fundaram uma confecção de 50 m² para estampar blusas com frases humorísticas. A ideia era poupar dinheiro para posteriormente aplicar em licenciamentos. Hoje, os irmãos são donos de uma fábrica de 11 mil m², localizada em Guarulhos, e que produz cerca de 17 mil produtos por dia com a ajuda de 500 funcionários e maquinários de última geração.A aposta para 2018 foi em investimentos para melhoria de inventário e logística. "Investimos 5 milhões na tecnologia RFID, que foram inseridas em todos os nossos produtos, diminuindo o tempo de controle de estoque de cinco horas para apenas 6 minutos, otimizando o tempo da matriz e dos franqueados. ", afirma Rossetti.Os proprietários acompanham todas as etapas da produção, desde a aquisição do tecido, corte, costura, design e estamparia até o momento que a peça é colocada em estoque para seguir para abastecimento das unidades. A Piticas em 2017:? Mais de 2,5 milhões de produtos vendidos;? Mais de 300 lojas implantadas por todo o país;? Mais de 120 marcas licenciadas;? 580 mil curtidas na página oficial do Facebook;? 123 mil seguidores do Instagram;? Top 50 Maiores Franquias do BrasilFranquiasNo início, os empresários mantinham 50 unidades próprias. Quando perceberam que a ideia havia tomado uma dimensão maior do que conseguiam gerenciar sozinhos, o Modelo de Franquias foi o melhor método para expandir a distribuição. Até 2015, o modelo de negócio era formado por 120 Quiosques. Apenas em 2017, mais de 90 novas unidades foram inauguradas, o que colocou a Piticas presente em todos os estados brasileiros. Para algumas pessoas, a crise financeira virou sinônimo de oportunidade, como para alguns dos franqueados mais recentes da Piticas, que viram no modelo de negócio da marca uma chance de começar o próprio negócio. "O custo médio para que alguém se torne nosso parceiro de vendas é de R$ 150 mil, mas o nosso financeiro é flexível, ou seja, é possível dar R$ 100 mil de entrada e financiar o restante, dependendo das condições. São poucas marcas que oferecem esses valores", explica Felipe.Segundo ele, o retorno é praticamente garantido entre 18 e 24 meses. Para 2018, a Piticas visa abrir mais 50 lojas e 30 quiosques, além de tocar a estratégia de inserir a marca no mercado internacional. Mais informações sobre e como comprar no site: www.piticas.com.br.