Releases 05/03/2014 - 22:12

A Open Networking Foundation anuncia o vencedor do concurso OpenFlow Driver


CPqD selecionado vencedor e recebedor do grande prêmio de US$ 50.000

SANTA CLARA, Califórnia, EUA--(BUSINESS WIRE)--5 de Março de 2014--OPEN NETWORKING SUMMIT A Open Networking Foundation (ONF), uma organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração da adoção do Software-Defined Networking (SDN) aberto, anunciou hoje o vencedor da primeira competição do setor para criar um "OpenFlow Driver de código aberto. Os juízes votaram por unanimidade para premiar a CPqD, empresa sediada no Brasil, o grande prêmio de US$ 50.000, indicando aFlowgrammable e a Infoblox como vice-campeãs.

Todas as inscrições da competição apresentaram grande precisão técnica e merecem uma salva de palmas por seus esforços, disse Rick Bauer, gerente de programação técnica da Open Networking Foundation. O OpenFlow Driver desenvolvido pelo CPqD atendeu às diretrizes dos juízes, incluindo a conformidade com a especificação OpenFlow, integração de várias linguagens de programação, desempenho e escalabilidade do código, entre outros critérios. A ONF está energizada pelo sucesso desta competição, e estamos ansiosos para ver o que as pessoas fazem com esse código que agora está publicado.

A competição, anunciada em meados de 2013, foi um apelo à comunidade mundial de desenvolvimento para criar uma implantação de código aberto do mais recente padrão OpenFlow (voltado aos controladores, mas também extensível aos interruptores). A intenção da ONF para a competição foi incentivar a inovação, produzindo um driver OpenFlow que todos desde IVSs e vendedores de equipamentos de rede a operadores e grandes projetos de código aberto possam ser usados para transições entre implantações diferentes do protocolo OpenFlow.

Nós queremos que os desenvolvedores se concentrem em ferramentas e aplicativos SDN interessantes, ao invés da mecânica do formato e protocolo OpenFlow, disse Dan Pitt, diretor executivo da Open Networking Foundation. Queremos que este driver sirva como um utilitário para os inovadores de software.

"Estamos satisfeitos que o driver OpenFlow, desenvolvido por nossa equipe, foi escolhido pelos juízes como o vencedor geral nessa difícil competição, disse Allan Vidal, pesquisador do CPqD. A equipe trabalhou duro para desenvolver um driver que fosse tecnicamente avançado e espera que se torne um projeto próspero de código aberto.

A equipe de desenvolvimento do OpenFlow Driver da CPqD é composta por Eder Fernandes e Allan Vidal, ambos pesquisadores da CPqD. Os assessores técnicos foram Marcos Salvador, atualmente evangelista da SDN e líder de P&D na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Christian Rothenberg, atualmente professor assistente na Universidade de Campinas (UNICAMP). O OpenFlow Driver desenvolvido pela CPqD está disponível no repositório ONF GitHub para uso dos membros e não-membros. A CPqD estará usando o driver na sua próxima plataforma SDN, e este prêmio é considerado como um passo importante na sua estratégia para fornecer soluções da SDN aos mercados em todo o mundo.

Cada submissão da competição foi examinada por um painel de sete juízes, todos com notável experiência em software, sistemas e arquiteturas SDN ambos da perspectiva corporativa e de pesquisas. As submissões também foram submetidas a testes de conformidade para OpenFlow 1.0 e 1.3. Os testes foram facilitados pela Luxoft, empresa membro da ONF, que foi capaz de fornecer uma equipe de engenheiros e especialistas de produto que forneceram recursos essenciais para apoiar os testes rigorosos que os juízes precisaram mas estavam além dos recursos individuais dos juízes.

"A Luxoft agradece à ONF por utilizar nossos produtos SDN e serviços profissionais durante a avaliação da competição de driver", disse Ash Bhalgat, diretor sênior, produtos SDN na Luxoft USA, Inc. "Nós ficamos especialmente satisfeitos com nossa capacidade de projetar um equipamento de teste usando o código aberto da Luxoft e a estrutura extensível da Twister e o abrangente conjunto de testes OpenFlow 1.3, para avaliar as entradas submetidas de código de driver com base de conformidade de fluxo aberto, interoperabilidade, extensibilidade e qualidade geral do código. Estamos muito satisfeitos que a extensa avaliação que nós fornecemos ajudou o júri na escolha do vencedor para esta competição."

CPqD, Flowgrammable, e Infoblox serão reconhecidos por suas realizações em uma apresentação especial no ONF Member Workday em 06 de março, um evento somente para membros em Santa Clara, na Califórnia.

Sobre a ONF

Lançada em 2011 pela Deutsche Telekom, Facebook, Google, Microsoft, Verizon, e Yahoo!, a Open Networking Foundation (ONF) é uma organização em crescimento sem fins lucrativos com mais de 120 membros cuja missão é acelerar a adoção do SDN aberto. A ONF promove tecnologias e padrões abertos SDN e OpenFlow enquanto promove um mercado vibrante de produtos, serviços, aplicativos, clientes e usuários. Para mais detalhes acesse o site da ONF em: http://www.opennetworking.org.

Sobre a CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TIC). As soluções desenvolvidas pela CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, nos setores de comunicação e multimídia, financeiro, serviços públicos, industrial, defesa e segurança. Com mais de 37 anos de experiência, o CPqD emprega mais de 1.300 profissionais qualificados e criativos, que estão comprometidos com elevados níveis de qualidade e excelência. Atualmente, o CPqD tem o maior e mais importante programa de P&D na América Latina na sua área de atuação, e tem como objetivo contribuir para a competitividade do país e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato com a mídia no EUA:
McGrath/Relações públicas de poder para a ONF
Andi Bean, 408-727-0351
AndiBean@mcgrathpower.com