Releases 12/01/2016 - 14:50

Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú Social é reconhecido pelo MEC


São Paulo - SP--(DINO - 12 jan, 2016) - O Programa Jovens Urbanos foi uma das 178 iniciativas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como exemplo de inovação e criatividade na educação básica.
De iniciativa da Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Cenpec, o Jovens Urbanos atua desde 2004 para promover, na perspectiva da educação integral, a ampliação do repertório sociocultural de jovens que vivem em territórios urbanos vulneráveis.

O Programa desenvolve, implementa e dissemina tecnologias de trabalho com a juventude por meio de processos de formação ampliada, geração de oportunidade e inserção produtiva, além de contribuir para que esses jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior. Para Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social, "o diferencial do Jovens Urbanos é dar à juventude o protagonismo, fazendo-os repensar sua relação com o território e ampliando suas possibilidades de desenvolvimento nas cidades".

Em 2014, o Programa também recebeu menção honrosa no Prêmio Betinho e, pela segunda vez, foi selecionado pelo MEC para compor o seu Guia de tecnologias educacionais.
Na opinião do responsável pela coordenação técnica do MEC, Wagner Santos, essa é a primeira vez que a pasta considera como relevantes iniciativas que vão além da escolarização, valorizando as ações realizadas por organizações do 3º setor e coletivos. "Este é um importante reconhecimento para o Programa, que tem uma forte interlocução com as políticas públicas de Educação Integral", afirma.

Sobre a Fundação Itaú Social

A Fundação Itaú Social tem como objetivo desenvolver, disseminar e implementar tecnologias sociais para a melhoria da educação pública brasileira. Atua em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil, apoiando e desenvolvendo iniciativas com foco na educação integral e na gestão educacional. Para alcançar resultados transformadores, valoriza e investe na mobilização social e na avaliação de projetos sociais e políticas públicas.