Releases 19/08/2015 - 13:10

Achilles: "Empresas de mineração devem agir imediatamente para se antecipar às regras de conteúdo local"


SAO PAULO--(BUSINESS WIRE-DINO - 19 ago, 2015) -
Empresas de mineração do mundo todo podem estar correndo o risco de perder as suas licenças de exploração e operação, a menos que intensifiquem os seus esforços para atribuir trabalho aos fornecedores na localidade dos contratos.

Essa é a informação de acordo com a Achilles, empresa global de informações sobre fornecedores, que emitiu recentemente um informe técnico sobre os desafios que as multinacionais de mineração enfrentam no cumprimento das normas de desenvolvimento de conteúdo local, com base em uma pesquisa independente sobre os profissionais do setor.

Em meio a quedas nos preços das commodities, as multinacionais cada vez mais desviam a sua atenção para as oportunidades em mercados novos e emergentes como uma fonte de receita.

No entanto, um estudo de mercado revelou que menos da metade (45%) das grandes organizações de compra no setor de mineração estão fazendo um esforço extra este ano para contratar fornecedores locais.

Isso significa que essas organizações correm o risco de serem surpreendidas pelas novas regras de desenvolvimento de conteúdo local, a menos que tomem medidas imediatas para atualizar a sua abordagem de aquisição e gestão de informações sobre os fornecedores.

Governos do mundo inteiro ? incluindo África, Oriente Médio, Austrália e América do Sul ? introduziram políticas de desenvolvimento de conteúdos locais, que exigem que as empresas de mineração "devolvam" algo às comunidades, seja na forma de treinamento e emprego a seus habitantes ou de investimento em infraestrutura. Isso inclui a recém-atualizada Lei para a Emancipação Econômica da População Negra de Base Ampla (B-BBEE) da África do Sul.

As mudanças colocam um peso maior sobre os prestadores de serviço para reunir dados precisos sobre a sua base de fornecedores para comprovar a conformidade com as novas políticas.

Contudo, apesar da necessidade crescente de dados e informações sobre a cadeia de abastecimento, 45% dos entrevistados admitiram na mesma pesquisa de mercado que não estão confiantes de que os dados sobre os fornecedores sejam precisos.

O estudo foi realizado pela consultoria de pesquisa independente IFF, que realizou entrevistas por telefone com 300 profissionais de compras de grandes empresas por todo o Reino Unido, Espanha, Brasil, países nórdicos e EUA. Isso incluiu 64 grandes empresas de mineração, óleo e gás.

A pesquisa foi encomendada pela Achilles, que trabalha em nome de mais de 40 empresas multinacionais de mineração para gerenciar informações sobre mais de 6 mil fornecedores, garantindo que eles atendam aos padrões essenciais de conformidade e responsabilidade social corporativa, antes mesmo que sejam considerados aptos para o trabalho. A Achilles também gerencia a Regic ? uma comunidade de informações sobre fornecedores para a América Latina e Sul da Europa.

Gareth Palmer, diretor regional da Achilles no Oriente Médio e na África, afirmou: "Sem dados claros e precisos sobre os fornecedores, um operador não será capaz de distinguir quais empreiteiros atendem aos requisitos de desenvolvimento de conteúdo local".

"Com a crescente pressão de governos e investidores, as empresas precisam colocar em prática sistemas justos e transparentes para avaliar e selecionar fornecedores pequenos e locais", completou Palmer.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato: Achilles Information Limited
Susie Carter
Gerente global de RP
+44 (0)7788385330
Susie.Carter@Achilles.com Fonte: BUSINESS WIRE