São Paulo--(
DINO - 10 mai, 2016) - Em um mercado extremamente competitivo, onde mudanças no comportamento do consumidor ocorrem com impressionante velocidade, as organizações precisam definir quais as melhores estratégias de marketing, a fim de atender seus objetivos. Conquistar o cliente é sempre preferível, argumenta o co-CEO da
Mullen Lowe Brasil, José Borghi. Para ele, a lucratividade é sempre decorrente de uma série de fatores combinados, que determinam se uma empresa terá uma trajetória de sucesso ou não. Dessa forma, torna-se imprescindível oferecer conteúdo de alta qualidade para deleite dos consumidores, uma vez que campanhas pobres em significado representam um gasto com om baixos retornos para a imagem da empresa.
O outbound marketing trata-se da forma tradicional de se trabalhar nesse segmento. Há a presença de pesquisas de mercado e os custos costumam ser bastante elevados, já que necessita do envolvimento de vários profissionais e meios de comunicação, além de demandar um grande período de tempo para sua execução. Algumas empresas dão por terminado o processo dessa modalidade de marketing, apenas quando ocorre a efetivação de determinada compra, por exemplo, o que pode implicar em uma longa negociação com o cliente. Para Borghi, que atualmente comanda a Mullen Lowe Brasil, conhecida no passado por
Borghi Lowe, é fundamental que os gestores percebam quais os reais anseios de seus clientes quanto ao caráter publicitário.
No inbound marketing, a abordagem ao potencial consumidor ocorre de forma natural, já que as marcas seguem indicações do que desperta o interesse das pessoas. O ambiente digital propicia essa aproximação e não há nenhum tipo de pressão para que alguém adquira determinado produto ou serviço, basta que as empresas elaborem
estratégias adequadas, de forma a estarem presentes no local e momento adequados. O conceituado líder da agência Mullen Lowe Brasil, teve vasta experiência com esse tipo de trabalho na Borghi Lowe e acredita na importância de escolhas acertadas para se atingir o sucesso corporativo.
José Borgh, esclarece que, no marketing outbound, o cliente é abordado de maneira um tanto quanto direta. Dentre outras formas, ele cita o contato telefônico e o envio de e-mails, o que pode causar desconforto e irritação por parte do consumidor. Com o emprego das técnicas sutis do inbound todos sentem-se mais confortáveis, pois torna-se conveniente obter maiores informações acerca de determinado produto que se queira adquirir, sem demasiada pressão quanto ao momento de adquiri-lo, complementa o representante da Mullen Lowe Brasil.
Cada empresa deve possuir profissionais capazes de avaliar suas reais necessidades frente ao mercado, afirma Borghi. Segundo ele, não há uma fórmula pronta que dirá qual a melhor forma de se realizar
marketing, mesmo com todos os indicativos de que o inbound é rentável e de baixo custo em sua execução, pois é necessário dimensionar as vantagens e desvantagens de cada ação publicitária. É importante que se tenha um mecanismo de mensuração do que os consumidores almejam em termos de abordagem publicitária, atrelado ao uso consciente dos recursos financeiros que a empresa dispõe para tal ação, pois somente dessa maneira cada organização conseguirá equilibrar finanças com o gosto dos clientes, acrescenta o líder da Mullen Lowe Brasil.
Website:
http://us.mullenlowe.com/