Curitiba--(
DINO - 08 mar, 2016) - Depois de quatro dias de troca de informações, aprimoramento profissional e encaminhamento de negócios, a 10ª Convenção Schultz, encerrada no último domingo (6), deixou o recado ao mercado de que a união de interesses é a forma objetiva de superar a crise. As novidades apresentadas pela organizadora do evento, a Schultz Operadora, e por fornecedores, foram ao encontro das necessidades dos cerca de 600 agentes de turismo presentes e abriram caminho para consolidação de novos roteiros e reformulação de estratégias comerciais. O evento, realizado a bordo do navio Sovereign, da Pullmantur, em um cruzeiro entre Santos e Salvador, marcou também os 30 anos do Grupo Schultz.
A avaliação do presidente do Grupo Schultz, Aroldo Schultz, é de que a convenção atingiu em cheio os objetivos de prover conhecimento aos agentes para que melhorem os seus negócios. "Mesmo em período de crise, tivemos adesão acima das expectativas, principalmente porque não era um evento de turismo. O foco foi total em trabalho, troca de informações, capacitação técnica e lançamento de produtos. Os agentes pagaram para participar, o que mostrou o quanto estão comprometidos".
Agentes em primeiro lugar
Facilitar o trabalho dos agentes continua sendo o mote principal da atuação da Schultz. Segundo Aroldo, tudo o que a empresa desenvolve em tecnologia e em roteiros é pensado em como o agente pode melhorar o atendimento aos seus clientes e, consequentemente, fazer crescer a sua empresa. "A internet está aí para ajudar a nossa vida, mas ela tem limitações. Apostamos nas vendas online, mas desde que haja o suporte de um agente, pois ele é o intermediário entre o consumidor e a viagem dos sonhos dele. Por isso, somos defensores dos agentes e desenvolvemos soluções pensando neles".
Com este foco, uma das novidades da Schultz na convenção foi a Página do Agente. Trata-se de um perfil que todo agente Schultz pode ter, além do site da sua empresa, para fazer sua apresentação pessoal, colocar suas fotos, vídeos e características que o diferenciem dos concorrentes. Todo profissional da área que trabalha com a Schultz já tem esta página disponível.
Aroldo também destacou as Personal Online Travel Agency (P.O.T.A.). É uma possibilidade da agência de viagem, seja ela física ou online, de associar seu site à plataforma da Schultz e oferecer aos clientes facilidade na hora do orçamento, compra e pagamento por meio digital, mas sem descartar o atendimento personalizado. Entre as vantagens, as agências contam com e-mail marketing personalizado, disparo de e-mails, pacotes exclusivos e conteúdos de viagens.
Outra inovação é o MyPota, aplicativo da Schultz para facilitar a vida do agente de seus clientes. Para o consumidor, é um aliado porque ele pode comprar online, onde e quando quiser, sem perder a assessoria e a segurança que um agente de viagem pode oferecer. Já o agente pode ficar disponível 24 horas para o cliente e vender até mesmo quando está dormindo. O grande objetivo é dar liberdade com tranquilidade ao cliente e, ao agente de viagem, permitir que venda a qualquer hora ou dia.
Entre os roteiros, um dos destaques foram os Small Groups, destinados a grupos de até sete pessoas. O primeiro deles será para Portugal, com a possibilidade de abertura para outros países. É um modelo que oferece aos passageiros maior flexibilidade, pois podem se juntar em grupos com interesses em comuns. Além disso, o trajeto é feito em vans, que chegam a lugares em que ônibus não entram.
Fornecedores mostram novidades
Os fornecedores da Schultz também levaram novidades. Luis Garcia, presidente da Europamundo, apresentou como destaque o próprio Small Groups, que vai trabalhar em Portugal com a Schultz. Entre os roteiros, a atenção maior foi para o Japão, com opções voltadas para oferecer experiências diferentes aos turistas. "Viajar não é apenas ver o lugar, é sentir os cheiros, vivenciar e experimentar. Por isso, os roteiros são pensados naquilo que o viajante quer de diferente, explorando principalmente cultura e história".
Outra novidade da Europamundo é o catálogo online. Por
meio do site
www.europamundo.com, os agentes podem configurar um pacote para os seus clientes, escolhendo as características do que quer, e ter na hora um catálogo online com todas as informações personalizadas. É possível criar uma capa com a logo da agência e enviar o material ao consumidor por e-mail ou impresso.
O Hard Rock Hotel apresentou uma seleção de hotéis luxuosos em Punta Cana, Cancún, Vallarta e Riviera Maya, no Caribe. São opções com all inclusive e com o apelo na variedade de atividades para não deixar ninguém parado. "São para todas pessoas que têm o espírito jovem, que gostam de atividades e de conforto", disse Leonel Reyes, diretor corporativo do Hard Rock Hotel na América Latina.
Para incentivar os agentes a vender, o Hard Rock oferece recompensa em dinheiro. Por meio do site
www.myamplifiedrewards.com, o agente cadastra a reserva e ganha a partir de US$ 75 quando o hóspede confirmar a entrada no hotel. Outro incentivo é a promoção que vai dar uma viagem, com acompanhante, ao agente que mais comercializar produtos Hard Rock Hotel até a feira da ABAV, no fim de setembro. O destino será um dos hotéis em Cancún, Punta Cana, Vallarta e Riviera Maya.
O Beto Carrero World anunciou a aliança comercial com a Schultz, que a partir de agora passa a vender o parque como o principal destino em Santa Catarina. Para atrair mais público por meio desta parceria, a empresa apresentou suas nove áreas temáticas, como a mais nova, a Madagascar, e anunciou para breve as áreas temáticas do Shrek, Como Treinar o Seu Dragão e Kung Fu Panda.
A apresentação da equipe do Beto Carrero teve um componente a mais para entusiasmar os agentes com as atrações do parque. Personagens da DreamWorks, como Shrek e Fiona, subiram ao palco e ajudaram a animar a plateia. Depois, ficaram pelo salão da convenção tirando fotos com o público.
Todas as atrações do complexo turístico estarão disponíveis no site da Schultz (
www.schultz.com.br) ainda em março, em pacotes que já incluem ingressos. "Confiamos muito na Schultz e temos certeza de que esta parceria será duradoura" apontou a gerente de vendas do parque, Ana Claudia Pegorara.
Líder mundial em locação de veículos, atuando em mais de 170 países, a Avis ? Budget participou da convenção para mostrar seu portfólio de opções, principalmente nos Estados Unidos. O objetivo foi enaltecer os diferenciais da empresa, como a troca semestral de veículos. A gerente internacional de vendas, Paola Belon, explicou que a marca Avis é mais voltada para o mercado corporativo e a Budget tem foco no público de lazer, mais sensível às tarifas. Como novidade, Paola informou que os produtos da Avis ? Budget estarão disponíveis no site da Schultz para o mercado nacional.
Empresa do Grupo Schultz, a Vital Card Seguro Viagem reforçou seus diferenciais na 10ª Convenção Schultz, enumerados pelo diretor de vendas, Luciano Bonfim. Entre eles, o atendimento direto das equipes comercial e operacional a 100% dos vouchers, cinco canais de atendimento (telefone, e-mail, Skype, WhatsApp e Aplicativo), melhor seguro viagem em assistência (segundo blogs especializados), doenças preexistentes sem custo adicional (único cartão a oferecer isso), seguro complementar para a bagagem além do estipulado pela empresa aérea, entre outros.
Um dos principais diferenciais, segundo Luciano, é que as coberturas são independentes e por eventos. "Ao contrário da concorrência, se você contratou seguro de 50 mil dólares e tem uma ocorrência neste valor, ainda assim você estará coberto caso aconteçam outras ocorrências dentro do valor contratado".
Neide Carvalho, coordenadora de projetos da QBE Brasil Seguros, enalteceu a relação com a Vital Card. "Em seguro de viagem somos líderes no Brasil, com 50% do mercado. E a Vital Card é a nossa principal parceira nesta área".
Negócios
A participação na 10ª Convenção Schultz abriu também as portas para melhorar as vendas no setor. Tanto a própria Schultz, como fornecedores e agentes, afirmaram sair do evento com uma expectativa bastante otimista de incremento de negócios já nos próximos dias em função de parcerias, consolidação de roteiros e novas estratégias comerciais. "Pela boa receptividade que sentimos dos participantes, prevemos aumento nas vendas de até 40% pelos próximos quatro meses", disse Aroldo Schultz.
A expectativa mostra a confiança da empresa, mesmo em tempos de crise e da apreensão em que o setor de turismo ainda vive com a cobrança de Imposto de Renda sobre remessas de dinheiro ao exterior. O índice baixou de 25% para 6%, mas isso ainda é um absurdo. Vai impactar negativamente no setor, mas vamos superar todas as adversidades".
Claudio Souza, diretor da Vento Sul Turismo, de Gramado, já saiu da convenção com mais de 200 apartamentos reservados para o Gramado Feliz Idade, que acontecerá de 1 a 6 de novembro. A atração será destinada a pessoas da terceira idade e contará com shows, como o The Fevers, cuidados de saúde e passeios. "Na convenção já fechamos quase um terço das vagas disponíveis. Isso é fruto de relacionamento e do fortalecimento das parcerias que temos no setor e que se renovaram no evento da Schultz".
A Gol espera aumentar as vendas com a Schultz em pelo menos 30% pelos próximos meses. "Vemos a convenção como oportunidade imensa de negócios, pois ajuda a tirar dúvidas dos agentes, conhecer agências que ainda não tínhamos contato e trocarmos informações. E isso é facilitado porque temos ótimo relacionamento com a Schultz", explicou Arnaldo Valenhes Júnior, executivo de contas da Gol.
Até para quem está iniciando a parceria com a Schultz, a expectativa é de crescimento rápido nas vendas. É o caso de Giselle Makinde e Janaina Araujo, representantes do Curacao Tourist Board. "Ainda estamos começando com a Schultz, mas as expectativas são fantásticas. A Schultz é diferente porque tem o Aroldo, dono da operadora, na frente e se comprometendo com os seus parceiros", disse Giselle. "Com a Schultz, agora a nossa meta é fortificar o nome Curaçao no mercado, ainda mais porque vamos lançar em breve um curso à distância para ensinar os agentes a vender o destino", complementou Janaina.
A gerente de Marketing da Empetur, que promove o destino Pernambuco, Danielly Aguiar, afirmou que o seu estado saiu na frente por ser o único do Nordeste presente na convenção. "Encontramos agentes muito interessados em reciclar os conhecimentos sobre destinos, o que tornou o evento de grande importância para divulgarmos Pernambuco e levarmos mais turistas para nosso estado".
Pelo terceiro seguido na convenção, Luis Antônio Sobrinho, gerente geral da Air Europa, espera após esta edição melhorar ainda mais o índice de crescimento em vendas. "Após as edições anteriores, sempre constatamos aumento nas vendas com a Schultz em torno de 40%, principalmente nos primeiros meses seguintes à convenção. Agora, como estamos com saídas diárias de São Paulo à Madri e três saídas semanais de Salvador para Madri, acreditamos que o crescimento nas vendas será neste patamar e vai permanecer por mais meses".
Jansen Junior, diretor da Lumaster Turismo, do Recife, foi um dos mais empolgados com o retorno que o evento pode trazer para as agências. "Prevejo aumento de até 60% por conta das parcerias que fiz na convenção. Vai contribuir também a capacitação, que me abriu os olhos para traçar novas estratégias para os produtos".
Pela primeira vez na convenção, Neucedir Valerio, consultor da Eco Mar Viagens e Turismo, de São Gonçalo (RJ), disse que ficou mais preparado para fazer a agência crescer. "Saio daqui com mais conhecimento e preparado para poder passar novas opções aos meus clientes. Conheci diretamente o dono da operadora e isso aumenta a nossa confiança para oferecer os pacotes aos nossos clientes".
Foto de Cadu Nickel