Rio de Janeiro, Rj--(
DINO - 19 set, 2016) - As Depressões: Uma Questão Clínica e Discursiva?, de Amanda Andrade Lima, apresenta uma reflexão contundente acerca das classificações e diagnósticos clínicos em torno do que se categoriza em um manual psiquiátrico como "transtornos" ligados à depressão. Com o objetivo de problematizar definições que fecham sentidos sobre o que se denomina como patologia, posicionando-se contra a banalização dos conceitos, Amanda traz inúmeros autores para a discussão sobre o tema, produzindo um estudo demasiado aprofundado.
Lançando mão da Psicanálise e da Análise do Discurso, analisa as construções, determinações e historicidades que atravessam sentidos de/para depressão, constituindo um dispositivo analítico cuidadosamente elaborado, por conseguinte, extremamente eficaz. Amanda busca, desse modo, compreender os deslizamentos de sentidos nos discursos clínicos com seus efeitos, os quais ultrapassam o que historicamente se consolidou chamar de ciência.
Obra assaz profícua no que tange ao incentivo à produção de questões, As Depressões: Uma Questão Clínica e Discursiva? compartilha indispensáveis conhecimentos sobre as influências de certas expressões em discursos materializados nos diagnósticos clínicos. O livro é indicado a todos aqueles que se interessam pela compreensão da linguagem, além de seus efeitos na/para a Psicanálise e as vivências do sujeito na contemporaneidade.
Sobre a autora:
Amanda Andrade Lima é graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2003) e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016). Atua como psicanalista há mais de uma década, além de ter experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.
Website:
http://autografia.com.br/loja/as-depressoes:-uma-questao-clinica-e-discursiva/detalhes