São Paulo, Brasil--(
DINO - 16 out, 2017) - O brasileiro não é exatamente o que podemos chamar de amante dos riscos. Não por acaso a poupança é o local preferido para deixar o dinheiro. Esse temor por perdas aumenta em tempos como o atual, vivendo nessa forte crise econômica.
Ao mesmo tempo, o índice de vontade de empreender no país é relativamente alto (na casa dos 30%). Isso revela uma vontade de buscar a independência financeira - coisa que pode ser atingida com maior facilidade através de investimentos em negócios.
Nesse contexto surge a dúvida mais comum em situações como a do atual momento econômico: investir em negócios nessa crise econômica vale a pena?
Por que a crise econômica afeta os investimentos em negócios?
Toda e qualquer crise é gerada por incertezas. A confiança sobre o governo (e sobre a própria economia do país) cai, fazendo com que ocorra quase que um efeito dominó (uma peça vai derrubando outra em cadeia) dentro do país.
É o que podemos verificar ao longo dos últimos meses dentro do território brasileiro. A crise econômica se instalou de forma que afetou todas as áreas possíveis do país. O desemprego cresceu, assim como o número de empresas fechadas.
O resultado imediato disso é justamente a perda de confiança. Com medo de ficar desempregado, o profissional passa a consumir menos (impactando diretamente a economia) e busca poupar ao invés de investir. Esse é um comportamento quase que padrão dentro do nosso país.
Afinal, investir em negócios durante a crise econômica vale a pena?
Uma crise econômica nunca será eterna. O mundo já presenciou várias situações muito piores do que a atual. Podemos citar, por exemplo, a crise de 1929 (com direito a quebra da bolsa de valores), o período do pós-guerra ou a crise imobiliária - esta última mais recente, entre 2008 e 2009.
Isso quer dizer que o atual momento econômico do Brasil e do mundo não é nenhuma novidade. Mais do que isso, esse momento vai passar e, consequentemente, a economia voltará a crescer novamente.
Por isso, vale sim a pena investir em negócios em momentos como esse. A boa fase vai voltar e ao começar a investir em negócios agora você encontrará duas grandes vantagens do que esperar a retomada positiva do Brasil.
- Tempo: ao investir agora em negócios você sai na frente de concorrentes que estejam aguardando o crescimento de economia novamente. Quando a economia acelerar novamente já terá seu negócio consolidado.
- Dinheiro: em momentos de crise é bem comum que surjam oportunidades de negócios muito mais baratos do que em tempos de economia crescente. Você pode e deve se aproveitar dessas situações nos seus investimentos.
Evidente que você não precisa se arriscar a ponto de comprometer substancialmente seu capital. Os investimentos em períodos como esse devem ser feitos de maneira mais conservadora. Contudo, se encontrar uma boa oportunidade pode sim valer a pena investir em negócios mesmo com o país em crise.
Onde investir em momentos de crise econômica?
Quando a situação da economia não é favorável, o ideal será buscar alternativas mais baratas. Negócios que vem crescendo em importância para a população pode ser uma excelente ideia para investimentos.
É o caso de franquias de limpeza. O serviço vem sendo cada vez mais procurado no atual mercado e o valor de investimento não é tão elevado, gerando uma boa oportunidade para momentos de crise econômica.
Website:
http://casaescritoriosemprelimpo.com.br/franquia/