São Paulo--(
DINO - 16 out, 2017) - A Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, acabam de anunciar uma parceria. Em 2017, quando a REMS completa 10 anos de existência e se alinha estrategicamente para fortalecer ações regionais, as instituições se uniram para fomentar uma prática sistematizada, reconhecida e validada por diversos especialistas e instituições e que têm o foco na mudança social pelo esporte.
A metodologia "Treino Social - Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida" é baseada na abordagem da pedagogia do esporte, estimulando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva. Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.
Considerando criar espaços que possibilitem a transformação de paradigmas do ensino do esporte e da educação física escolar, a metodologia disponibiliza um conjunto de práticas e ferramentas para profissionais que atuam tanto em Organizações da Sociedade Civil (OSC"s), escolas formais, iniciação esportiva, clubes de futebol, programas governamentais (municípios, estados e união), iniciativas privadas, entre outros.
"Sua utilização é recomendada para qualquer manifestação esportiva, seja rendimento, educacional ou participação", comenta William Boudakian de Oliveira, Diretor Executivo do Instituto Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS. Entre 2014 e 2017, o projeto já realizou 25 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 500 professores, educadores e treinadores esportivos.
As capacitações possuem chancela da Federação Alemã de Futebol (DFB) e apoio da Universidade do Esporte da Alemanha - DSHS, com sede na cidade de Colônia (Alemanha). O Treino Social também dispõe de dois guias complementares, sendo um para utilização da metodologia em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Treino Social.
A Parceria
A GIZ apresenta o desafio de disseminar a metodologia Treino Social no Brasil e a REMS, pela sua capilaridade e posicionamento ético-político, propõe uma parceria de apoio a este processo, por meio de ações de comunicação. "As organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, que tem como missão coordenar, implantar e monitorar o Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), são membros da REMS. Hoje, somos 86 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizamos mais de 200 mil atendimentos por ano no Brasil", comenta Ana Luiza de Araujo Carrança, coordenadora da REMS.
A GIZ se responsabiliza por disponibilizar consultoria direta (colaboradores da GIZ) e indireta (Daiany França - IEMais) ao processo de disseminação do Treino Social, focando o trabalho no apoio à realização de novas capacitações da metodologia e suporte e orientação ao Grupo de Trabalho (GT - formado por membros da REMS), conduzindo, ainda, as atividades para os interesses de regionalização da Rede.
Calendário de Treinamentos:
Agosto
11, 12 e 13 - Rio Bonito, RJ
15, 16, 17, 18, 19 - São Paulo, SP
Setembro
20, 21, 22 e 23 - Pinhais, PR
22, 23 e 24 - Maranguape, CE
25, 26, 27, 28, 29 e 30 - Manaus, AM
Outubro
4, 5, 6 e 7 - Brasília, DF
12, 13 e 14 - Ribeirão Preto, SP
16, 17, 18, 19, 20 e 21 - São Paulo, SP
23, 24, 25, 26, 27 e 28 - Curitiba, PR
Novembro
2, 3, 4 e 5 - São Paulo, SP
8, 9, 10 e 11 - Rio Grande do Sul, RS
17, 18 e 19 - Croatá, CE
Website:
http://rems.org.br/treino-social/