Vinhedo, São Paulo--(
DINO - 08 mar, 2016) - A realidade das Santas Casas no Brasil, infelizmente, beira um cenário de falência, ausência de investimentos e graves problemas de atendimento aos pacientes, especialmente do SUS. São raros os exemplos de Santas Casas com infraestrutura renovada, gestão sustentada em Plano Diretor Estratégico e investimentos em aquisição de novos equipamentos. Um dos exemplos de Santas Casas em novo cenário, com foco na qualidade e excelência no atendimento à população, é a Nova Santa Casa de Vinhedo, que deve ser reaberta à população da cidade no próximo dia 2 de abril, data em que Vinhedo irá comemorar 67 anos.
Após um longo período fechada para atendimentos plenos, inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade, a Nova Santa Casa de Vinhedo será reaberta com obras de ampliação e uma série de equipamentos novos, incluindo foco cirúrgico, novo Sistema de Climatização e Controle de Contaminação, novos leitos nas alas de UTI, Centro Cirúrgico, novas tubulações de gases (oxigênio e gás comprimido), entre outros investimentos. A UTI, por exemplo, era uma ala com apenas 6 leitos e, com as obras de ampliação, mantendo a mesma equipe, houve um aumento para 11 novos leitoso O novo Centro Cirúrgico foi construído em novo local, totalmente remodelado, com 5 novas amplas salas no lugar das 3 anteriores, incluindo uma sala de pré-parto.
A Prefeitura de Vinhedo vem trabalhando em obras na Santa Casa desde agosto de 2014, quando o prefeito Jaime Cruz, logo após assumir a prefeitura em abril do mesmo ano, determinou em processo de requisição administrativa metas e ações para resultar na reabertura da Nova Santa Casa, que acontece em abril deste ano. Já foram investidos mais de R$ 10,5 milhões de reais. Uma Comissão de Gestão, também formada por vereadores e médicos, recebem um relatório de prestação de contas das ações em andamento, de modo transparente, em reunião realizada mensalmente.
A Santa Casa de Vinhedo é datada de 1962 e, até 2013, prestava serviços aos pacientes da cidade, inclusive pelo SUS. Entretanto, o modelo antigo de convênio entre a Prefeitura de Vinhedo e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vinhedo, além de ter sido apontado como irregular na Prestação de Contas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, também foi motivo de apontamentos na Justiça. O modelo de repasse de subsídios deveria ser substituído por compra de serviços, na qual o prestador precisaria estar enquadrado nas condições legais para estabelecer contrato com o órgão público, no caso a Prefeitura de Vinhedo. Por contas das dívidas, a Santa Casa de Vinhedo, na oportunidade, não possuía CND - Certidão Negativa de Débitos e, assim, tornava-se inviável juridicamente a permanência como fornecedora da Prefeitura de Vinhedo. A solução, então, encontrada pelo prefeito Jaime Cruz foi determinar a Requisição Administrativa da Santa Casa de Vinhedo, um modelo de processo de intervenção, e que, por meio desta ação, iniciou-se uma série de medidas, com metas e ações guiadas por um Plano Diretor Estratégico, intitulado «20 anos em 2» que, em abril deste ano de 2016, resultará na entrega da Nova Santa Casa para a cidade de Vinhedo. O Novo Plano Diretor estipula metas que devem ser cumpridas independente de quem venha assumir a Provedoria da Irmandade, garantindo sequência nas ações projetadas para os próximos anos.
"O mais importante neste processo de reconstrução da Nova Santa Casa de Vinhedo foi a reconquista da credibilidade da instituição. A nossa proposta na Requisição Administrativa foi, exatamente, criar mecanismos para que Vinhedo pudesse voltar a ter um hospital de qualidade e excelência, pronto para atender casos de baixa e média complexidade, adequado às novas normas de Vigilância e, especialmente, do Ministério da Saúde. Conseguimos incluir a Santa Casa no Prosus, para parcelamento das dívidas tributárias e, dentro de um Plano Diretor Estratégico, a instituição será guiada para trabalhar com responsabilidade, profissionalismo e investimentos contínuos para atender, com qualidade, os nossos pacientes da cidade, especialmente pelo SUS, encaminhados pela UPA ? Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, assim como planos de saúde e particulares", afirma o prefeito Jaime Cruz.
Também está sendo reformada e readequada a Maternidade da Santa Casa. Os trabalhos contemplam a substituição de todo o sistema elétrico da Maternidade, para adequar o cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada. Está sendo feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido). O trabalho será concluído com a pintura em todos os quartos hospitalares.
Retorno do apoio de empresas
A seriedade na condução do novo modelo de gestão na Santa Casa já atrai a atenção de empresários que começam, também, a efetuar doações para a entidade. 105 travesseiros foram doados recentemente pela empresa vinhedense Duoflex. O hospital também recebeu da empresa Karcher duas máquinas utilizadas para limpeza. Os equipamentos são portáteis e serão usados para lavar e secar as áreas do hospital. Um dos equipamentos é específico para ser utilizado em alas como a UTI ? Unidade de Terapia Intensiva ? por permitir a entrada para limpeza em lugares de difícil acesso, como embaixo de leitos hospitalares.
Pintura Amiga ? grande ação voluntária
Em janeiro deste ano, foi promovida uma importante ação social, com a pintura externa do prédio da Santa Casa realizada por voluntários. Sob o nome de "Pintura Amiga", a ação prevista de pintura externa para ser realizada em 24 horas foi concluída em apenas 8 horas, tempo recorde, graças ao empenho e trabalho dedicado dos voluntários. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com as Paróquias da cidade, Nossa Senhora de Lourdes, São Sebastião e Sant´Anna, e o Mosteiro de São Bento.
Atendimentos iniciais
Mesmo ainda não atendendo de forma plena, com 32% dos leitos já reativados, recente balanço divulgado pela Comissão de Gestão da Santa Casa mostra que no período de requisição administrativa (de 2014 até hoje) foram realizados cerca de 65 mil atendimentos no PA ? Pronto Atendimento ? Adulto e Infantil, de agosto de 2014 a janeiro de 2016, incluindo 4 mil internações neste período.
Retomada da Filantropia
A Prefeitura de Vinhedo recebeu, recentemente, comunicado do Ministério da Saúde informando que foi concedido o CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, para a Santa Casa de Vinhedo. A entrega do certificado de filantropia representa uma grande conquista para o município, já que o processo foi analisado pelo Ministério da Saúde e todos os documentos contábeis e comprovação de atendimento, entregues pela equipe técnica da Santa Casa em Brasília, foram devidamente auditados. Além disso, o certificado proporcionará uma economia de 1,5 milhão, aproximadamente, de impostos não recolhidos de 2010 a 2013 e uma economia mensal de 20% da folha de pagamento, referente a cota patronal dos impostos e contribuições federais que deixarão de ser recolhidos em decorrência da certificação de filantropia. O município também conseguiu comprovar a prestação anual de serviços ao SUS ? Sistema Único de Saúde - no percentual mínimo de 60%.
Website:
http://www.vinhedo.sp.gov.br