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DINO - 19 dez, 2016) - Não são só os consumidores que esperam ansiosos pela Black Friday. O evento que promete superdescontos na última sexta-feira do mês de novembro já é a
segunda melhor data para o comércio online em termos de venda e faturamento ? ficando atrás apenas do Natal. No caso das startups, a preparação para a "sexta-feira negra" - em tradução livre - começa com até seis meses de antecedência, com negociação de preços com parceiros e planejamento de estratégias de comunicação e logística.
Importada dos EUA e no Brasil desde 2011, a Black Friday tem batido novos recordes a cada edição. Em 2015,
o faturamento do curto período de promoções chegou a R$1,53 bilhão. Em um levantamento interno do site e app comparador de preços Zoom, foram observados 207 mil produtos com desconto na Black Friday de 2016, o dobro de ofertas em relação ao ano anterior, reafirmando um amadurecimento do evento no Brasil.
Atentos à crescente demanda, os empresários se preparam com cada vez mais antecedência para o grande dia. O planejamento tem que se adaptar às expectativas de crescimento do evento, e isso é ainda mais importante para startups, que possuem estruturas mais enxutas.
"A preparação para a Black Friday começa seis meses antes da data, quando entramos em contato com nossos parceiros, traçamos estratégias de marketing, trabalhamos na comunicação virtual do site e começamos o contato com a imprensa. Além disso, fechamos condições especiais com nossos parceiros que oferecem uma porcentagem maior de dinheiro de volta em produtos selecionados", falou Israel Salmen, CEO da Méliuz, startup que devolve em dinheiro parte do valor gasto em compras (cashback).
Atrair novos clientes
Além de oferecer vantagens para os já clientes da marca, a Black Friday pode ser uma vitrine para atrair novos compradores. Mas tudo deve ser feito de forma que não afete negativamente o posicionamento da marca, como contou Bruno Serman, um dos sócios do
ChefsClub , um clube de vantagens que oferece a seus associados descontos em mais de dois mil restaurantes parceiros.
"Para assinantes, por exemplo, criamos a Food Week: de segunda a quinta
mais de 190 restaurantes pelo Brasil ofereceram 50% de desconto aos nossos sócios. Já para não-sócios oferecemos 50% de desconto na assinatura anual, o que é uma promoção bem mais agressiva do que qualquer outra já feita, dando chance a mais gente de entrar para o clube", disse Serman.
A preparação do ChefsClub começa com dois meses de antecedência e conta, além do planejamento de marketing, com o treinamento da equipe dos restaurantes parceiros para a semana de promoções, para que o atendimento aos clientes seja feito de maneira correta.
Mais demanda, mais planejamento
O aumento repentino na demanda tem que ser acompanhado com atenção, para evitar filas (no caso das promoções em restaurantes do ChefsClub) ou problemas técnicos gerados pelo aumento do fluxo nos sites e aplicativos em geral.
"No dia, podem surgir alguns imprevistos na questão operacional ou de tecnologia. Caso isso aconteça, trabalhamos com agilidade para resolvermos o mais rápido possível. Preparamos toda a equipe, que fica de plantão durante a Black Friday, e a infraestrutura do site", contou Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. O site oferece diversas ferramentas para apoiar os clientes durante o evento em todas as etapas da compra, além da comparação e do histórico de preços dos produtos.
Black Friday além das grandes marcas
O sucesso da Black Friday fez com que novas formas de comércio também quisessem uma fatia do faturamento. Pensando nisso, o Skina, um aplicativo de compra e venda de artigos semiusados e usados com base em proximidade, estimula as promoções entre os usuários para dia do evento. O resultado disso foi um aumento de 330% nas vendas feitas pelo aplicativo.
"Nosso foco é mostrar que nesse dia os usuários podem incentivar as vendas dos seus produtos colocando um desconto e inserindo proativamente a hashtag "#blackfriday" neles. Vira uma Black Friday de pessoa para pessoa", explicou Gabriel Di Bernardi, diretor de marketing, que também afirma que as vendas durante a Black Friday triplicam em relação aos outros dias.
A edição 2016 da Black Friday teve uma estimativa de vendas de R$ 2 bilhões e, de acordo com dados levantados pela
Ebit , 44% dos consumidores aproveitariam a data para antecipar as compras de Natal. Com o tempo, esse percentual só tende a aumentar.
Website:
https://www.chefsclub.com.br/