No Brasil, 40% dos colaboradores perderam confiança na empresa após cortes e 48% defendem outplacement obrigatório, acima da média global.
São Paulo, outubro de 2025 - A
INTOO, unidade de desenvolvimento de carreira e recolocação da
Gi Group Holding, divulgou a pesquisa Como as demissões impactam a cultura organizacional. O levantamento, realizado em parceria com a
Workplace Intelligence, ouviu 2.200 pessoas em cinco países (Argentina, Brasil, Itália, Reino Unido e Estados Unidos) e mostra como a condução dos desligamentos impacta a confiança, a transparência e a cultura organizacional.
No recorte nacional, os dados chamam atenção:
60% dos brasileiros afirmam que seus líderes não demonstram empatia durante demissões - mesma proporção da média global. Além disso,
40% dos colaboradores no país perderam a confiança em sua empresa após passarem por cortes, percentual superior à
média global de 33%.
"Esse é um alerta claro: conduzir desligamentos sem cuidado pode comprometer a relação de longo prazo com os talentos e afetar a estabilidade organizacional", afirma Candice Gentil Fernandes, business manager da divisão no Brasil.
Suporte insuficiente
Outro ponto crítico está no papel do RH:
42% dos brasileiros afirmam que não recebem suporte adequado durante os processos de desligamento, frente a
38% na média global.
"O dado revela que as companhias brasileiras estão mais sensíveis à importância de apoiar profissionais em transição. Mas ainda há muito a avançar, principalmente em comunicação sobre benefícios e serviços disponíveis", diz Candice.
Recolocação como diferencial competitivo
Enquanto no mundo apenas 33% das empresas incluem programas de recolocação em pacotes de demissão, no Brasil o índice é de 48%. Esse indicador reforça uma maior maturidade do mercado brasileiro nesse tema, embora ainda falte ampliar a oferta e o acesso a esses programas.
"Esse dado revela que as companhias brasileiras estão mais sensíveis à importância de apoiar profissionais em transição. Mas ainda há muito a avançar, principalmente em comunicação, já que só 18%, globalmente, dos empregados sabem que têm acesso a esse benefício", afirma a business manager.
Impactos para a reputação
No âmbito global, quase 1 em cada 5 colaboradores afirmam que fariam críticas públicas à empresa nas redes sociais caso fossem demitidos, índice que sobe para 1 em cada 4 entre a Geração Z. Embora o estudo não detalhe o recorte por país nesse indicador, o dado reforça a necessidade de atenção das empresas ao risco reputacional.
"Mesmo quando as demissões são inevitáveis, a forma como são conduzidas faz toda a diferença. Transparência, empatia e suporte adequado reduzem riscos de perda de confiança e protegem a imagem da empresa no mercado", diz Candice Gentil Fernandes.
Brasil x mundo: onde estão as diferenças
• Falta de empatia: Brasil 60% (global 60%).
• Perda de confiança: Brasil 40% (global 33%).
• Falta de transparência nas demissões: Brasil 60% (global 53%).
• Não confiam na liderança para conduzir cortes de forma ética: Brasil 60% (global 54%).
• Suporte de RH inadequado: Brasil 42% (global 38%).
• Defendem que outplacement seja obrigatório: Brasil 48% (global 33%).
Sobre a pesquisa
O estudo Como as demissões impactam a cultura organizacional foi conduzido pela
INTOO em parceria com a
Workplace Intelligence entre 18 de março e 3 de abril de 2025. Foram entrevistados 2.200 respondentes (1.100 líderes de RH e 1.100 empregados em tempo integral) na Argentina, Brasil, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.
Sobre a INTOO
Com escritórios nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Itália, Brasil e Argentina, a
INTOO é a marca de desenvolvimento de carreira e recolocação do
Gi Group Holding, líder global em soluções de RH. Também é membro fundador da
Career Star Group, rede global de provedores de outplacement. A empresa soma mais de 20 anos de experiência em programas de alto impacto, atendendo a 20 mil empresas em todo o mundo.
Sobre a Workplace Intelligence
A
Workplace Intelligence é uma agência premiada de pesquisa e liderança de pensamento voltada para o futuro do trabalho. Auxilia empresas e executivos a contar suas histórias com dados, insights e entrevistas.