(
DINO - 03 nov, 2015) - Nos últimos meses, uma dinâmica curiosa está acontecendo no mercado imobiliário carioca. A
busca por aluguel na Tijuca está aumentando enquanto na Zona Sul o valor para locação está sofrendo queda. A razão do aumento nessa demanda pelos bairros da Zona Norte se deve ao fato de que muitas pessoas estão desistindo da Zona Sul do Rio de Janeiro e seus preços elevados.
Mesmo com leve queda, as pessoas estão preferindo buscar opções nos bairros da Zona Norte. Em bairros nobres e valorizados como Ipanema, Leblon, Jardim Botânico e Gávea tem sido notada uma redução do preço do aluguel em até 10%. Em contrapartida, na Tijuca, Méier, Vila Isabel e adjacências percebe-se uma estabilidade nos valores, justamente por conta do aumento da demanda por imóveis nessas regiões.
Zona Sul em queda
O cenário de aluguéis muito valorizados na Zona Sul aliado à conjuntura econômica negativa do país estão fazendo com que muitas pessoas deixem a região. O resultado é que aumentou em 59% a disponibilidade de imóveis para alugar na região no primeiro semestre do ano (em relação ao mesmo período no ano anterior) segundo informações da Secovi-RJ, o Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro.
Essa tendência contraria todas as expectativas de aumento dos valores dos imóveis por conta da realização dos Jogos Olímpicos em 2016 na cidade carioca. Uma das razões para essa queda na procura está na maior dificuldade para conseguir crédito e também na diminuição do poder aquisitivo do brasileiro em geral, o que tem contribuído para a queda dos preços e, consequentemente, da procura.
Opção pela Tijuca
A escolha pela região da Tijuca é um caminho natural. Com um estoque de bons imóveis, é uma área próxima ao Centro da cidade, possui excelente infraestrutura e é perto também dos grandes corredores de tráfego, o que facilita a mobilidade para vários pontos da cidade, pois há uma grande oferta de transporte público, contando com muitas linhas de ônibus e estações de metrô. A Tijuca também passou por um processo de valorização com a instalação em algumas comunidades da região das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) que ajudaram a melhorar a sensação de segurança nos moradores, reduzindo os índice de criminalidade na região.
Os tijucanos também desfrutam de outras vantagens, como a proximidade de pontos turísticos interessantes, como a Floresta da Tijuca, o Corcovado e o estádio do Maracanã. Além disso, o bairro conta com muitas opções de lazer como bares, restaurantes, casas de show, shoppings e cinemas. Outro atrativo da região, é que ainda é possível encontrar casas de vilas e imóveis com metro quadrado maior do que a Zona Sul.
Bons negócios
Além dos bons preços praticados na região, os inquilinos podem conseguir boas negociações para fechar valores mais atrativos, que irão satisfazer todas as partes. Os proprietários estão mais flexíveis para conseguir fechar bons contratos. Outra possibilidade bastante interessante é negociar a realização de algumas benfeitorias no imóvel, como obras, instalação de aquecedores e armários, que podem ser descontados do aluguel, dependendo das condições em que se encontra o imóvel.
Na RioKasa é possível encontrar muitas opções de ofertas de imóveis para alugar na Tijuca, um dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro, que possui excelente infraestrutura e oferece uma ótima qualidade de vida para seus moradores. Para visualizar os
anúncios publicados no site da RioKasa , basta realizar a busca das ofertas disponíveis no bairro desejado e clicar sobre o link com a foto do imóvel escolhido. Ali é possível obter várias informações sobre o estado e o tamanho do imóvel, valor do aluguel, do condomínio e de outras taxas, quantidade de cômodos e fotos detalhadas do apartamento. O interessado poderá entrar em contato diretamente com a RioKasa por meio de telefone ou formulário virtual para agendar uma visita.