Santo André, SP--(
DINO - 14 jun, 2016) - No mês de abril o grupo de teatro da APAE Santo André, composto pelos próprios alunos da instituição, fez seu primeiro ensaio aberto da peça "Tudo bem quando termina bem". Realizado no auditório da APAE Santo André, o evento marcou a primeira ação do projeto + APAE Cultura. O ensaio possibilitou aos alunos a experiência de vivenciar uma atividade de teatro profissional, contando com equipe de produção, som e iluminação. Todos devidamente caracterizados divertiram-se e experimentaram o espaço cênico, onde foi realizada a estreia da temporada 2016 do projeto + APAE Cultura.
A psicóloga Mônica Cristina, funcionária da APAE e figurinista do projeto, comentou sobre o ensaio: "Foi uma grande oportunidade para vivenciar o universo do teatro. Com a maioria dos profissionais envolvidos, fomos conseguindo trazer suas opiniões, e assim obtendo o melhor de cada um". O espetáculo tem recebido uma nova roupagem para esta temporada, com nova cenografia e figurinos.
Grupo de teatro APAE Santo André
No ano de 2006, atendendo as propostas vinculadas à missão da entidade, a equipe técnica e professores se mobilizaram para pesquisa, elaboração e execução de uma atividade de teatro. Durante todo o ano letivo com um grupo de cerca de 50 pessoas, dentre eles 23 alunos, foi ensaiada a primeira peça do grupo intitulada "Os Olhos Verdes do Dragão" que surgiu a partir de uma adaptação da obra literária da autora Márcia Rita Huri. A proposta foi inserida no planejamento pedagógico da APAE Santo André, ampliando o universo cultural dos alunos, sendo instrumento de trabalho para várias áreas como expressão corporal, socialização, autoestima, construção da cidadania, criticidade dentre outros elementos. A estreia se deu em 04 de dezembro de 2006 nas dependências da Entidade com quatro apresentações.
Desde então o grupo já conta com mais de 140 apresentações realizadas em várias localidades como: Escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, Bibliotecas Municipais, Hospital Brasil, Universidade Anhanguera, Uniesp, Teatro Elis Regina ( S.B.C ), Teatro Municipal do Rio Grande da Serra, Empresa Trans Zero de Transportes, Igreja Santo Antônio, Escolas da rede particular, dentre outros.
Em 2008, buscando explorar uma linguagem artística foi produzido o curta metragem em vídeo "Questão de Liberdade", com elenco formado por 11 alunos, totalizando cerca de 200 envolvidos e subsidiado por voluntários de segmentos ligados a filmagem, edição, produção.
Com o notório sucesso da primeira peça e a experiência com a produção do curta metragem, em 2010 a equipe decide investir em um segundo trabalho de dramaturgia. Reunindo mais alunos e inserindo mais elementos de cenário e figurino, ainda teve como diferencial as falas dos alunos, uma vez que na primeira peça estes apenas gesticulavam mediante narração proferida por uma técnica. Foi a primeira montagem da peça "Tudo Bem Quando Termina Bem".
Saiba mais em
www.apaesa.org.brWebsite:
http://sintonizenacultura.com.br/