Releases 04/04/2016 - 09:54

Organização social referência no combate à pobreza e em desenvolvimento social começa a atuar no Piauí e na Bahia


Belo Horizonte (MG)--(DINO - 04 abr, 2016) - O ChildFund Brasil, organização que há quase 50 anos atua no desenvolvimento social no país, anuncia expansão, chegando às cidades de Santa Luz (Piauí) e Anagé (Bahia). A instituição também tem presença em Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Na cidade de Santa Luz, o ChildFund Brasil chegou em 2013 após firmar parceria com a Igreja Presbiteriana Nacional e, no ano seguinte, cerca de 339 famílias foram apadrinhadas. Já em Anagé, as atividades tiveram início em julho de 2015, com mais de 885 inscritos. Por enquanto, as duas localidades estão em processo de Planejamento de Área (PEA).

O PEA é um processo de mobilização e engajamento em que a criança ou o adulto de um determinado local é ouvido para que o ChildFund Brasil entenda a realidade em que eles vivem e as situações que enfrentam. A partir dessas informações, a organização traça planos e projetos para tentar minimizar ou erradicar os problemas levantados no local.

O processo de implantação do PEA tem o período para legitimação de três anos, passando por um ciclo de preparação (capacitar gestores das ONGs parceiras, governantes, empresários para o projeto que será desenvolvido), consultas de comunidade (detectar o problema e as causas), sintetização e validação do problema, planejamento de programas e, por fim, executar.

De acordo com o coordenador de operações de campo do ChildFund, Júlio Santos, Santa Luz e Anagé foram escolhidas devido ao alto contexto de privação, exclusão e vulnerabilidade que afeta o desenvolvimento da criança. "O propósito da nossa atuação nas duas cidades é executar ação de intervenção social focando na promoção do desenvolvimento da criança em seu contexto familiar e comunitário", explica.

No Brasil, o ChildFund atende mais de 55 mil crianças, adolescentes e jovens, em 50 organizações sociais parceiras, beneficiando diretamente cerca de 178 mil pessoas entre crianças, adolescentes e suas famílias. A força motriz da organização é o programa de apadrinhamento de crianças.

O padrinho pode ser qualquer pessoa que se comprometa mensalmente com uma contribuição mínima de R$ 57. O valor doado não é entregue diretamente à criança ou à família dela; é investido na execução de projetos sociais de acordo com a necessidade de cada comunidade em que as crianças estão inseridas. Assim, as organizações parceiras do ChildFund Brasil podem estabelecer ações e se tornam importantes referências nas localidades onde estão instaladas, com impactos na renda das famílias, na diminuição da violência doméstica, na prevenção contra o assédio do tráfico de drogas e na formação dos pequenos, entre outros.

O apadrinhamento permite, aos padrinhos e madrinhas, estabelecer um laço com o afilhado, de quem se tornam uma espécie de mentores. Existe todo um mecanismo no qual quem doa tem a possibilidade de acompanhar o resultado de sua contribuição. A doação ganha um rosto, o que possibilita a manutenção da relação de apadrinhamento. Para apadrinhar, basta ligar para 0300-313?2003 (custo de uma ligação local) ou acessar www.childfundbrasil.org.br.


Sobre o ChildFund Brasil ? Fundo para Crianças

O ChildFund Brasil - Fundo para Crianças é uma organização internacional de desenvolvimento social e proteção infantil. Desde 1966, a organização atua de forma independente no país e desenvolve programas sociais para superar as causas da pobreza. A instituição é afiliada ao ChildFund International, que foi fundado em 1938 e está presente em 57 países.
Website: http://www.apadrinhamento.org.br