Curitiba, Paraná--(
DINO - 10 mai, 2018) - Quem busca um lugar onde competência e bom gosto imperaram na hora de gravar seu disco precisa conhecer o Old Black Records, em Curitiba PR, ativo desde 2013.
O estúdio foi idealizado em cima da história da casa localizada no coração do Batel, onde frequentavam Paulo Leminski, Caetano Veloso, A Chave, Rita Lee, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Baby Consuelo, Ivo do Blindagem, entre outros nomes da música brasileira. Toda a energia preservada no piso de taco, original de 1961, confere ao estúdio um ambiente diferenciado das salas de gravação comuns.
O nome "OLD BLACK" remete à proposta do estúdio e é uma homenagem aos negros, que foram os precursores da música. O timbre dos grandes Mestres que traz o Soul, Jazz, Rock, Blues no estilo dos anos 60 e 70 com a banda gravando ao vivo. Porém, atende com maestria diversos estilos de projetos musicais desde os músicos solo até bandas que preferem gravar em etapas separadamente, apresentando sempre um trabalho mais sincero e mais orgânico.
Com amplificadores poderosos e equipamento de ponta, o Old Black Records oferece desde a pré-produção, produção, gravação, mixagem e masterização, além de ensaios. Com uma sala ampla e decorada, é possível contratar também a equipe de vídeo. São inúmeras opções para todos os tipos de projetos.
Já passaram pelo estúdio nomes como Relespública, João Lopes, Paulinho Teixeira (Blindagem), Motorocker, Escambau, Paulão da "Velhas Virgens", Big Time Orchestra, Amanda Lyra, Caixa Prego, Carne de Onça, o produtor Raphael Gordon que gravou o disco mais importante da banda The Strokes, Rick Ferreira (lendário guitarrista de Raul Seixas e Zé Ramalho), Patrulha do Espaço e Fernanda Abreu.
Como surgiu:
Renato Ximú é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e é quem comanda a parte operacional do Old Black Records.
Ximú morava na Califórnia, quando foi apresentado ao renomado produtor Alan Sanderson, que já havia trabalhado com engenharia de som com Michael Jackson, Elton John, B.B. King, Ricky Martin, Ziggy Marley, The Rolling Stones entre outros
Alan o chamou para trabalhar, ensinando sobre os programas e processos de gravação durante 3 anos até Renato voltar para o Brasil em 2006. Por dois anos no Rio Grande do Sul fez mais um curso de gravação e trabalhou no estúdio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), onde trabalhou com Renato Borguhetti, Luis Carlos Borges, Gaúcho da Fronteira, Telmo de Lima Freitas entre outros.
Em 2008 veio pra Curitiba e montou seu primeiro home studio, voltado para gravações próprias e pequenas produções. Em 2012 foi para os Estados Unidos passando por Menphis, Nashville, New Orleans, Texas e Nova Iorque onde se especializou ainda mais.
Em 2013 surge então a sociedade com o produtor Helinho Pimentel e nasce o estúdio Old Black Records.
Helinho Pimentel é um dos mais famosos produtores culturais de Curitiba, fundador da saudosa rádio "Estação Primeira", e Radio Rock além de estar diretamente envolvido no desenvolvimento e criação da Radio Mundo Livre FM que hoje é a mais importante no segmento rock em Curitiba e Maringá. Participou também da idealização e produção do Festival Lupaluna. Hoje é o responsável pelos grandes shows trazidos para Pedreira Paulo Leminski.
Paralelo a isso, a música aparece para Helinho na forma mais natural, através da composição. Tendo parcerias com Ivo Rodrigues (como no sucesso "Loba da Estepe"), Naína, Fabio Elias, Paulinho Teixeira e Renato Ximú.
Renato e Helinho sempre compunham juntos e resolveram montar o estúdio para gravar suas próprias músicas, até que a ideia cresceu e hoje o Old Black Records é um dos mais reconhecidos da cidade.
Serviço:
Old Black Records
https://www.facebook.com/OldBlackStudioInstagram @OldBlackRecords
Endereço: Rua Ildefonso Borba Cordeiro 74 - Batel
Curitiba - Paraná
(41) 99635-6722
oldblackrecords@gmail.com Assessoria VRCom Comunicação
Matéria por Amanda Lyra
Website:
https://www.facebook.com/OldBlackStudio