Releases 23/05/2017 - 17:07

Layout da loja influi no comportamento dos clientes e sucesso do negócio


Atibaia - SP--(DINO - 23 mai, 2017) - Ao chegar a um estabelecimento comercial, a fachada e o ambiente da loja são os primeiros fatores a serem avaliados pelos potenciais consumidores. Esta primeira impressão deve ser positiva, caso ao contrário pode ser que o cliente nem efetue a compra que deseja, vá embora ou não retorne em outro momento. Todos os espaços disponíveis na loja precisam ser adaptados para o maior conforto do cliente, facilitar o processo e estimular a compra. O layout da loja precisa considerar o acesso dos consumidores; a localização do caixa estoque e armazenamento; a distribuição das gôndolas, displays e placas; organização das mercadorias e dos corredores; posicionamento das vitrines; higiene e limpeza.

O visual da loja influencia, e muito, em seu sucesso. Um estabelecimento bem planejado, com fácil acesso, bonito, boa iluminação e clima agradável faz com que o consumidor se sinta bem, mantenha-se por mais tempo na loja e compre mais. Para te ajudar a acertar no layout da sua loja, a OS1 , empresa especializada em sinalização de varejo, separou algumas dicas de como otimizar o espaço disponível. Confira!

Iluminação
Toda a iluminação da loja, além de clarear o ambiente e facilitar a visão, deve ser planejada para destacar os produtos à venda. A empresa pode selecionar alguns produtos ou grupos deles para serem evidenciados, pontos de luz nas vitrines e prateleiras ajudarão nesta tarefa.

Espaço
Para garantir o conforto e boa circulação dos consumidores pelos corredores, eles devem ser amplos, planejados em "mão dupla" e possibilitem uma visão integral dos produtos. Delinear o fluxo de circulação e não ocupar mais do que 40% da área com móveis, evitará choques e desencontros entre clientes ou entre clientes e vendedores. Em caso de lojas pequenas, cores claras, a iluminação e espelhos podem ampliar a sensação de espaço.

Cores e conforto
Desde o início do projeto de uma loja devem ser pensados quais serão os pisos, acabamentos e cores usadas, estes devem ser cuidadosamente planejados para garantir o conforto do cliente durante a sua estadia na loja e valorizar os produtos. As cores, principalmente, influenciam diretamente no comportamento dos clientes, quando mais claras geram a sensação de paz e conforto, já as mais fortes provocam desconforto e aceleram a compra, não é à toa que redes de fast food as utilizam.

Sinalização e comunicação
A sinalização da loja deve orientar os consumidores sobre onde encontrar determinados produtos, comunicar preços, ofertas, promoções, entre outros. Pode ser feita através de cartazes , painéis, setas, além das novas tecnologias que facilitam a comunicação entre a loja e o cliente. Antes de iniciar este trabalho, planeje o estilo da comunicação visual da loja, toda sinalização deve respeitar o perfil do consumidor e do estabelecimento. O ideal é buscar por empresas especializadas nestes materiais, assim todo o merchandising será orientado para que a loja comunique, se exponha e se apresente junto ao cliente da melhor forma.

Disposição das mercadorias
A organização dos produtos também influencia no layout da loja, as mercadorias devem ser dispostas de acordo com tipos, finalidades ou público-alvo. É uma questão de bom senso, uma forma de organizar o fluxo, despertar o desejo e incentivar a compra de produtos relacionados.
Website: http://www.lojaos1.com.br/