São Paulo - SP--(
DINO - 16 dez, 2016) - Não é saudável passar longos períodos de tempo em jejum e muito menos se empanturrar de comida. Quando se trata da alimentação e da saúde, a palavra de ordem é o equilíbrio. Realizar várias pequenas refeições ao longo do dia é a melhor maneira de emagrecer ou manter o peso.
A chamada dieta fracionada, ou seja, várias refeições pequenas durante o dia, favorece a manutenção da boa forma e, consequentemente, à saúde, já que muitas doenças são decorrentes da obesidade, do colesterol alto e do acúmulo de gordura abdominal. Entre os males a que nos predispõem estão problemas cardíacos, circulatórios, pressão alta e diabetes tipo 2.
Comer a cada três horas é importante também para combater a compulsão alimentar. Várias pequenas refeições em intervalos de três horas ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo, evitando o comer emocional e impulsivo. Além disso, esta prática ajuda a eliminar os picos de fome situados entre as refeições durante o dia.
O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia. Quando comemos alimentos ricos em energia, a produção de insulina é estimulada, e consequentemente, a vontade de devorar guloseimas também aumenta e faz com que o organismo passe a estocar gordura. O metabolismo dos alimentos também implica em maior gasto calórico. Enquanto digere o que foi consumido, o corpo também queima calorias, resultando em emagrecimento.
É importante atentar para o que será consumido nas refeições intermediárias, situadas entre as principais, como lanche da manhã e café da tarde. As quantidades também devem ser respeitadas para não haver exageros e os alimentos devem ser saudáveis. Controle o consumo de pães, bolachas, massas, doces e qualquer carboidrato derivados de farinha branca.
Os diabéticos também são beneficiados com a prática da dieta fracionada porque ela evita episódios de hipoglicemia, que se tornam frequentes quando o paciente usa insulina ou determinados antidiabéticos orais. Para os atletas, a prática também é interessante caso precisem de muita energia ou queiram ganhar peso. Neste caso, refeições ricas em calorias podem ser distribuídas várias vezes ao dia.
Por que o jejum é ruim?
Quando passamos muito tempo sem comer, nosso cérebro entende que estamos passando por uma privação alimentar e envia uma mensagem para que uma parte do que foi consumido seja estocado por precaução. Assim, nasce o acúmulo da gordura. Por outro lado, quando o corpo fornece energia ao organismo, é estimulado a queimar o que foi consumido. Além de acelerar o metabolismo, essa estratégia também ajuda a acabar com o tecido adiposo.
Alguns métodos naturais também podem ajudar a quebrar ainda mais essa gordura acumulada pelos maus hábitos alimentares. É o caso do
SlimCaps, que atua na queima da gordura localizada. O SlimCaps também ajuda a acelerar o metabolismo, estimulando ainda mais a queima de tudo que foi ingerido e auxiliando no emagrecimento.