Releases 24/02/2016 - 11:11

Período eleitoral já começou para estrategistas de marketing


São Paulo--(DINO - 24 fev, 2016) - Para os estrategistas de marketing, este é um momento crucial para o ano eleitoral. Na semana em que a 23ª fase da Operação Lava Jato coloca em evidência o custo das campanhas tradicionais em um momento de baixa oferta de recursos, a classe política e estrategistas de marketing se reúnem em Brasília e São Paulo para debater e analisar alternativas para as campanhas eleitorais de 2016. Ou seja, para o marketing político o período eleitoral já começou.

Em Brasília, nesta quarta-feira, acontecerá na Câmara dos Deputados o Seminário Eleições 2016. Realizado pela Câmara dos Deputados, com a organização da Presença Online, Arko Advice e Instituto Brasília, o evento debaterá as novas regras eleitorais e seus impactos nas campanhas políticas de 2016, e contará com a presença de:

Murillo de Aragão - Reforma política e eleições
Carlos Colonnese - Marketing eleitoral em tempos de escassez
Angela Cignachi - Novas regras das eleições
Lucas Aragão - Eleições norte-americanas: o que se aproveita
Marcelo Vitorino - Campanhas eleitorais: a vez do digital
Ricardo Noblat - A nova realidade da mídia e as eleições
Moreira Franco - Partidos políticos e o novo cenário eleitoral

Em São Paulo, será realizado nesta sexta-feira e sábado o curso Marketing Político e Digital: A vez do digital. Realizado na ESPM e ministrado por Marcelo Vitorino, palestrante e consultor de comunicação e marketing digital, as aulas apresentarão alternativas para a divulgação de campanhas eleitorais pós reforma política, que trará novos componentes para as Eleições 2016 e para as que a sucedem.

"Gastos de campanha limitados, veto do financiamento empresarial, possibilidade de os candidatos se posicionarem antes do período eleitoral, diminuição dos dias de campanha nos canais de televisão aberta (de 45 para 30 dias), entre outros, são fatores que fazem crescer a importância de os candidatos manterem uma forte e expressiva presença digital, mas o trabalho precisa começar logo, pois investimentos em publicidade online continuam proibidos no período eleitoral.", afirma Marcelo Vitorino.

Sobre Marcelo Vitorino
Estrategista de comunicação digital, Marcelo Vitorino já atuou em campanhas de todos os cargos eletivos, como a Prefeitura de São Paulo com Gilberto Kassab, presidência da República com Serra, Orestes Quércia para o Senado, além de inúmeros governadores, deputados e prefeitos. Além disso, Vitorino já auxiliou empresas e instituições como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, PMDB, Governo de Mato Grosso, FACESP, Hospital São Camilo, FIFA e Tribunal de Contas do Mato Grosso, a explorarem melhor o potencial da internet.

Sócio da Presença Online, ele já palestrou nos principais eventos digitais do Brasil: iMasters Intercon, Campus Party, Social Media Brasil, Café com Blogueiros, Circuito 4×1, Fórum de Mídias Digitais Sociais, Youpix. Presente em aulas como professor convidado e/ou palestrante em faculdades como ESPM, Mackenzie, PUC, IESB e em instituições como SEBRAE, ACSP (Associação Comercial de São Paulo), SECOVI e Instituto Ethos.