(
DINO - 22 jan, 2016) - O trânsito caótico da capital paulista é um assunto bastante abordado atualmente, e, por esse motivo, é muito importante ressaltar a iniciativa de profissionais como José Borghi, fundador e CEO de uma das agências de publicidade mais importantes do Brasil, a Mullen Lowe. O publicitário, que garante ter o hábito de andar de bicicleta há mais de 40 anos, desde os tempos de infância quando ainda morava em Presidente Prudente, adotou a bike como principal meio de transporte para ir de casa ao trabalho diariamente.
Mas além de aderir a esse meio de transporte ecologicamente correto e
sustentável, José Borghi também adotou medidas em sua agência para estimular sua equipe a fazer o mesmo. A principal delas foi presentear os seus funcionários com bicicletas e, posteriormente, criar espaços adequados para guardá-las. Com toda a criatividade inerente de um bom publicitário, José Borghi comenta que também decidiu criar juntamente com os seus diretores, um sistema de premiações para os funcionários que mais utilizassem a bicicleta para ir ao trabalho. Dessa forma, o que começou como um jogo entre a equipe da Mullen Lowe, que consistia em prêmios e incentivos para quem fazia uso da bike, acabou fazendo com que grande parte dos funcionários da agência adotassem a bicicleta como meio de transporte. Além de ser uma forma mais sustentável para o meio ambiente, a bicicleta também traz inúmeras vantagens para o dia a dia de quem a utiliza, segundo o publicitário e a sua equipe. Com a bike, é possível chegar no trabalho sem atrasos e principalmente, sem estresse, um problema que atinge a vida de milhões de paulistanos.
De acordo com José Borghi, o uso da bicicleta também acaba sendo um estímulo para a prática de exercícios físicos e para a adoção de um estilo de vida mais saudável. Além de pedalar e fazer aulas de
natação desde o infância, o publicitário decidiu incluir corridas em sua rotina de exercícios. A partir de então, foi apenas uma questão de tempo para que ele se tornasse, de fato, praticante de triatlo, tendo inclusive participado de competições da modalidade. Nesse aspecto, a equipe da Mullen Lowe também não fica para trás. São inúmeros os relatos de funcionários que adotaram uma rotina mais saudável após começar a utilizar a bike como meio de transporte diário. Também é possível afirmar que atitudes como essas são o diferencial da agência e um dos fatores que a colocam entre as principais do ramo da publicidade no Brasil.
Por fim, o publicitário José Borghi ressalta a sua alegria e satisfação pelo fato de observar a sua equipe ainda mais motivada e disposta. Segundo ele, pequenas atitudes como essa são capazes de mudar para melhor o
ambiente de trabalho e até mesmo a cidade, caso um número maior de pessoas decida adotá-las. Por enquanto, a capital paulista ainda não oferece as condições ideais aos ciclistas, porém, o publicitário afirma que pedalar na cidade tem se tornado a cada dia melhor e uma atividade relativamente segura, capaz de trazer um grande bem para os indivíduos que a praticam.