Releases 17/04/2017 - 12:31

Processo de escarfagem elimina defeitos superficiais em peças de aço


Atibaia - SP--(DINO - 17 abr, 2017) - É comum que tubos, placas e lâminas de aço apresentem algum tipo de defeito superficial durante a sua fabricação. Sem a necessidade de grandes intervenções como o oxicorte convencional, essas peças são submetidas ao processo de escarfagem. Este procedimento consiste no corte de áreas superficiais de lingotes, biletes, barras, arestas de blanks e principalmente superfícies de "slabs" (chapas grossas) garantindo a eliminação de imperfeições superficiais de danos causados durante o processo de lingotamento como dobras, riscos, trincas e inclusão de escórias. O objetivo principal do método é a redução de rejeito na inspeção final de produtos siderúrgicos, provocados por trincas, bolhas e defeitos superficiais e internos.

A escarfagem realiza a remoção de defeitos de uma superfície como em uma "lavagem", utilizando geralmente maçarico a gás oxicombustível. O processo de escarfagem consiste na aplicação de calor e um jato de oxigênio de baixa velocidade e grande vazão. Este jato atinge a superfície da peça e remove as falhas superficiais entre 1 a 2 mm de profundidade. O resultado deste recurso em defeitos superficiais é bastante eficiente, porém a remoção de defeitos internos ou alteração da estrutura granular dos aços não é possível com este processo.

A técnica de escarfagem deve obedecer algumas etapas, como limpar as peças com ar comprimido para retirar as impurezas de suas superfícies, marcar os defeitos observados visualmente, posicionar e manipular os maçaricos de corte e eliminar defeitos superficiais.

A escarfagem pode ser feita manual ou mecanicamente. Alguns dos maçaricos de escarfagem manuais oferecem a opção de alimentador de varetas que facilita a operação. Já as máquinas são equipamento maiores que são capazes de escarfar grandes superfícies em poucos minutos. A posição e a qualidade dos componentes também influenciam no resultado do processo. Em relação às mangueiras , as siderúrgicas optam por aquelas que possuem um excelente manuseio, alta resistência a oxigênio, acetileno e composta internamente com borracha sintética, produto similar aos da ACFLEX .

Website: http://www.acflex.com.br/