Florianópolis SC--(
DINO - 29 mai, 2017) - A economia capitalista possui diferentes fases e ciclos e as crises são absolutamente inevitáveis. Nenhum empresário pode começar o seu negócio pensando que todos os seus planos darão certo e que tudo seguirá o seu planejamento. No entanto, isso também não significa focar somente nos pontos negativos e esquecer as coisas positivas que podem surgir pelo caminho ? é preciso encontrar o equilíbrio e adotar uma rotina de atuação racional. Nada de investimentos repentinos, nada de riscos exagerados por retornos duvidosos.N. Gregory Mankiw, especialista responsável por desenvolver Os quatro princípios da tomada de decisão na economia, afirma em seu princípio número 3 que "pessoas racionais pensam na margem". Esse princípio funciona com base na premissa de que nenhuma ideia, reforma ou transformação ocorrerá como se pensa e sempre é preciso realizar alguns ajustes. Pensando e atuando de forma marginal (na margem, aos poucos, cautelosamente e experimentalmente) há menos chances de que você coloque sua empresa em uma grave situação de risco.Mas o que seria "pensar na margem" quando falamos a respeito de crise econômica? Bom, "pensar na margem" sugere que você não tomará uma grande decisão sem uma base concreta, ou seja, não terá o impulso equivocado de cortar custos de produção importantes ou demitir funcionários indispensáveis só para que o orçamento feche no fim do mês. Agir de forma sensata e seguindo um planejamento é fundamental para que sua empresa se recupere rapidamente e possa ousar tirar uma vantagem da situação adversa. Empresa organizada é menos afetada Sua empresa está em dia com todas as obrigações fiscais, jurídicas e contábeis? Como é bem melhor prevenir do que remediar, acredito que não seja preciso nem ressaltar o estrago que uma crise pode fazer em uma empresa que não está em ordem com as suas contas e obrigações legais. Geralmente é exatamente em tempos de crise que todos os problemas começam a aparecer ? o momento mais suscetível da empresa. Por isso, a primeira dica é: organização! Contrate bons consultores empresariais para colocar tudo em ordem e deixar o seu negócio blindado diante de qualquer imprevisto. Não tenha medo de gastar com esse tipo de serviço, pois o seu retorno é extremamente duradouro e eficiente.O que fazer durante uma crise? Se você foi pego de surpresa, procure reunir a equipe, avaliar o panorama atual e desenvolver um planejamento aplicado à nova situação. Inverta algumas prioridades e procure lidar primeiro com as mais urgentes e essenciais. Não sacrifique a equipe logo de cara: verifique primeiro se há outros gastos mensais que você pode cortar como: assinatura de revistas, de TV a cabo, reduzir planos de internet, softwares e outros serviços. Reduza também pequenos gastos físicos e exija para que todos colaborem. Tome uma decisão de cada vez e dedique-se a pensar quais são os possíveis impactos que cada uma terá. Se não conseguir traçar nenhum tipo de estratégia ou acredita que as que você preparou não estão funcionando, não perca tempo e contrate um consultor empresarial. O valor de contratação é extremamente compensatório com relação ao benefício que a empresa terá. Utilize suas economias e não espere muito: quanto antes os danos forem sanados, tanto melhor!Autor !link SIBROM Sibrom.com.br