São Paulo, SP.--(
DINO - 15 ago, 2016) - Plataforma online especializada em investimentos em renda fixa divulga estudo inédito com base em dados históricos sobre o comportamento dos títulos públicos.
Aquele investidor que já saiu da poupança e começa a dar seus primeiros passos rumo ao mundo dos investimentos, quase sempre começa no Tesouro Direto - sistema criado pelo Governo Federal para vender títulos públicos.
Depois de abrir uma conta em uma corretora, o investidor precisa tomar algumas decisões e quase sempre esbarra nas mesmas dúvidas.
A Desfixa - Renda Fixa Descomplicada se propõe a ajudar o pequeno investidor com estudos mais detalhados sobre títulos de renda fixa.
Outro foco da plataforma é desmistificar produtos bancários que são muito difundidos no Brasil, mas acabam sendo ruins para o investidor. É o caso, por exemplo, da Poupança, Títulos de Capitalização e Consórcios.
O principal problema para se fazer um estudo sério sobre o tema Tesouro SELIC ou Tesouro Prefixado (
http://desfixa.com.br/tesouro-selic-tesouro-prefixado/) é que isso mexe com duas coisas dificílimas de explicar: estimativa e expectativa.
Ao contrário de SELIC x IPCA em que olhar para o passado por meio de um estudo histórico ajuda de forma eficaz, a decisão de investir em títulos atrelados à SELIC ou em títulos prefixados envolve um exercício de prever o futuro sob dois ângulos:
a) Estimativa ? Você precisa estimar como a Taxa SELIC se comportará no futuro. Tentar prever como o COPOM (Comitê de Política Monetária) vai decidir nas reuniões que acontecem durante o ano.
b) Expectativa ? Você precisa entender a expectativa do mercado, ou seja, dos investidores e dos técnicos do Tesouro (responsáveis por mexer no preço dos títulos prefixados) em relação a taxa SELIC e ao desempenho da economia do país.
Depois que você compreende esses conceitos, a lógica por trás até que é simples:
Se você acha que a SELIC vai cair e a expectativa do mercado ainda não foi refletida no preço do título prefixado, o melhor é comprar esses títulos prefixados.
Mas se você acha que a SELIC vai subir mais do que a expectativa do mercado e, portanto, isso ainda não está refletido no preço do título prefixado, comprar títulos atrelados a SELIC é melhor.
Antes de sair investindo e achando que é o bambambam. Você sabia que os grandes bancos e grandes investidores possuem modelos matemáticos supersofisticados para tentar prever essas duas coisas?
É fundamental para o investidor iniciante dominar alguns conceitos, é muito mais fácil do que se imagina.
Website:
http://desfixa.com.br/tesouro-selic-tesouro-prefixado/