(
DINO - 01 abr, 2015) - Tubos de aço são produtos de extrema importância para a indústria civil, arquitetônica e de produção. Estima-se que mais de 34 milhões de toneladas de aço bruto foram produzidas no Brasil nos últimos 12 meses. Esse número é fornecido pelo Instituto Aço Brasil, que coloca o país como o sexto maior exportador líquido de aço no mundo.
Desde os tempos mais remotos, a siderurgia e metalurgia foram atividades que fascinaram a humanidade. Segundo arqueólogos, existem evidências de trabalhos com ligas metálicas a partir de 5.500 antes de Cristo. Entretanto, somente a partir da Revolução Industrial é que o ferro começou a ser usado de forma mais eficaz.
Depois de muita pesquisa e trabalho, a humanidade conseguiu chegar aos produtos sofisticados de hoje. Tubos de Aço quadrados, retangulares, metalon, galvanizados, dentre outros são apenas alguns dos produtos obtidos a partir da união entre ferro e carbono.
De forma geral, a finalidade do uso determinará qual tubo de aço será necessário em cada situação. Apesar de muito resistentes a diversas circunstâncias, existem certos tubos de aço que não são recomendados para condições extremas de trabalho.
Por isso foi desenvolvido o Tubo Schedule. Conhecida por sua resistência, durabilidade e versatilidade, essa estrutura é classificada de acordo com seu diâmetro nominal: quanto maior o diâmetro, maior a pressão e a temperatura suportadas por ele.
Os tubos Schedule também podem ser especificados de acordo com sua maleabilidade. Tubos "A" são completamente dobráveis enquanto tubos "B" são dobráveis até certo ponto. Outro ponto de diferenciação é se o tubo é galvanizado ou não ? tubos galvanizados têm uma camada de zinco que impede a oxidação.
Aplicação dos Tubos Schedule
Também conhecidos como Tubos de Aço para condução NBR 5590,
os tubos Schedule são amplamente usados por indústrias e máquinas pesadas, tais como:
-Caldeiras: grandes recipientes utilizados em caldeirarias, as caldeiras produzem vapor por meio do aquecimento de água e ativam máquinas térmicas. Para suportar a temperatura é necessário o uso de tubos Schedule em sua estrutura.
-Condensadores: utilizados para destilação simples, os tubos no qual passam vapor e água precisam ser extremamente resistentes.
-Hidrantes: essenciais para a segurança de grandes cidades, os hidrantes lidam com uma alta pressão interna da água, daí vem a necessidade do uso de tubos Schedule para suportá-la.
-Indústrias Químicas: para conseguir a liberação de projetos e certificados de qualidade é indispensável que os tubos de condução dos fluidos sejam resistentes e seguros.
É importante destacar, por fim, que a compra de tubos Schedule deve ser realizada apenas com empresas que respeitam as normas técnicas da ABNT e outros padrões de qualidade, para garantir um excelente desempenho durante a utilização.
Fonte:
Tubonasa